sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mantendo a Estratégia

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Comecei o ano ambicionando chegar no dia 31 de dezembro com 100 mil reais na minha bola de neve, conseguindo uma rentabilidade de 0,7% ao mês. Para isso investiria somente em renda fixa, aproveitando o ano para estudar sobre renda variável. Convenhamos que com meu bom poder de aporte, essa meta é perfeitamente factível, tanto é que estou acima do que deveria ter na data de hoje.

Acontece que a bolsa caiu, a Banif começou a cobrar taxa de custódia pra quem não realizar movimentações em ações, e comecei a coçar pra entrar na brincadeira. Naturalmente acabei por mudar um pouco o rumo do navio e comecei a comprar ações. Pra não ferrar com minha meta, decidi comprar um papel por mês, cerca de 10 a 15% do meu aporte. Na falta de conhecimento e estratégia de compra decidi montar uma carteira defensiva similar a sugerida pela corretora. Dessa forma escapo da taxa de custódia e teoricamente monto uma carteira defensiva.


Com essa queda da bolsa, vejo entusiasmo em muito blogueiros que saíram às compras. É óbvio, quem tem um pouco de conhecimento vê que essa é uma excelente hora pra comprinhas, não sou diferente. O dedo treme sobre o botão do mouse no site da corretora, mas devo me controlar pra não fazer bobagem. Ao mesmo tempo que vejo gente falando pra comprar, vejo gente falando pra não desviar da estratégia, o que me parece muito inteligente. Admito que tenho muito, mas muito mesmo o que aprender sobre ações. Não me sinto seguro, mesmo em época de baixa, portanto, irei devagar com o andor. Sei que lá na frente, quando (e se) a bolsa subir, me arrependerei por não ter comprado mais. Estou assumindo esse risco.

Mudei ligeiramente minha estratégia, mas as metas continuam. Prefiro deixar de ganhar um pouco mas ver o tal dos 100k nas minhas planilhas no reveillon. Continuarei comprando um papel por mês, mas também não ficarei bitolado com timing, não tenho conhecimento pra buscar isso. Quando a grana do aporte estiver disponível na conta da corretora, procurarei o melhor papel dentro do radar e comprarei. O restante da grana será alocada na RF naquilo que julgar mais interessante na ocasião. Por exemplo, esse mês já comprei NTNF, mas por acreditar que a inflação vai subir, minha próxima compra será de NTNB.


E vocês? Estão seguindo suas estratégias a risca ou houve uma mudança de norte para sul?

Pra começar bem o fim de semana:


Nenhum comentário:

Postar um comentário