sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Imóvel - Apê ou Casa? Comprar ou Alugar?

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Preciso da ajuda de vocês pra solucionar um grande problema que estou enfrentando ultimamente, já comentei aqui e aqui que minha vizinhança é barulhenta, que não tenho paz dentro do meu apê: vizinhos ficam com conversinhas, andam de salto alto, arrastam móveis... enfim, sofro todas as modalidades possíveis de barulhos que podem ocorrer num condomínio residencial. A coisa está chegando num ponto que fico preocupado com a hora de dormir: nunca sei se conseguirei ter uma noite completa de sono ou serei acordado pelo salto alto da vizinha...

Estou disposto a gastar dinheiro para resolver meu problema, pensei em fazer um baita isolamento acústico no apê, mas andei pesquisando e vi que barulhos como salto e móveis arrastados não são possíveis de serem isolados, portanto só me resta uma alternativa: mudança. Nesse caso eu buscaria uma das seguintes opções de imóveis:

1- Apartamento com construção mais robusta em andar alto (bem alto).
Meu apartamento é extremamente simples, de construção pouco caprichada, o que deixa passar muito mais barulho, além disso fica num andar baixo.

2- Casa.
Sou acostumado com apartamento, até prefiro por N motivos, mas estou cogitando a hipótese de morar em casa, para fugir pelo menos dos barulhos internos, já que os barulhos aéreos (do exterior) podem ser isolados com janelas anti-ruídos.

Uma vez escolhido o imóvel, tenho as seguintes opções de "pagamento":

a- Alugar meu apê e alugar outro imóvel.
Essa seria a alternativa mais simples e rápida. O custo (aluguel pago menos aluguel recebido) seria de aproximadamente R$ 1.000,00 (incluso condomínio). O prolongamento no prazo para atingir a independência financeira seria de aproximadamente 2 anos, afinal essa diferença entraria nas despesas fixas. As principais desvantagens são ter que pagar aluguel ad-aeternum, e o fato de não conseguir ter um "lar doce lar" do jeito que queremos. As vantagens é a mobilidade em caso de problemas ou de alguma mudança radical de vida.

b- Alugar meu apê e comprar outro imóvel pronto.
Alternativa mais complexa porém mais "legal". Digo legal no sentido de ter um imóvel próprio, formatado as necessidades pessoais. O prolongamento no prazo para atingir a independência financeira seria de aproximadamente 3 a 4 anos. A principal desvantagem é achar o "imóvel ideal" e ter certeza que ele será isento de problemas graves e que cumprirá nossos requisitos pra sempre.

c- Alugar meu apê e comprar outro imóvel na planta.
A principal vantagem é poder comprar um apê no último andar (nada de vizinhos arrastando móveis na minha cabeça), com preço mais atraente e fluxo de pagamento facilitado. A desvantagem é a demora para sair do barulho (pelo menos 36 meses) e os riscos inerentes de se comprar um imóvel na planta.

Caso eu opte por comprar, terei necessariamente que encarar um financiamento, mesmo que depois me livre dele no curto prazo. Não me sinto bem com dívidas, então acredito que isso iria me preocupar e causar outros tipos de problemas.

Optando por apartamento corro o risco de ter problemas semelhantes, a não ser no caso de último andar. Se for casa, posso me ferrar com a abertura de uma igreja evangélica ou balada na vizinhança. Já pensei em mudar para Marte, mas demoraria muito tempo no trânsito...

Peço a opinião de vocês, contem suas experiências individuais, digam qual opção vocês escolheriam no meu lugar e ajudem a melhorar minha qualidade de vida! Desde já agradeço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário