domingo, 12 de junho de 2016

Independência Financeira versão 2016

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Muito se fala sobre independência financeira, cada um tem a sua definição e seus porquês para busca-la. Desde a criação do blog eu venho me perguntando qual o sentido de obter a IF, hoje encontrei a melhor definição possível e essa definição não é minha e sim do Gustavo Cerbasi. Os pseudo-pica-das-galaxias-investidores-de-blogosfera costumam odiar o Cerbasi, dizendo que ele é puramente comercial, que faz livros pra ganhar dinheiro em cima de gente sem conhecimento de finanças e blá, blá, blá... (como se fosse errado explorar um nicho de mercado...).

Foi graças ao Cerbasi e seu batido livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" que minha ficha caiu e que aprendi que seria possível um dia parar de trabalhar e viver de renda. Ele foi o primeiro que me abriu os olhos pras possibilidades que o dinheiro pode proporcionar. Daí em diante fui atrás de mais conhecimento e nesse meio de tempo surge a blogosfera de finanças. Meu muito obrigado ao Cerbasi.

Aí vai a definição de IF feita pelo Cerbasi da qual assino em baixo:

Enquanto construía minha independência financeira, acreditava que o objetivo principal era poder deixar de trabalhar. Quando a conquistei, gratamente descobri que a grande conquista foi, na verdade, poder trabalhar com o que eu quisesse, com liberdade de escolha. Posso trabalhar mais do que antes, posso também não trabalhar. Minhas escolhas passaram a ser no sentido do que dá mais significado para minha vida. Fiz esse vídeo falando um pouco mais sobre essa conquista. Espero que te ajude a conquistar a sua


Não penso na IF como uma maneira de parar de trabalhar, isso não é saudável, e sim como uma ferramenta de felicidade. Não ter que se preocupar com o fechamento das contas é maravilhoso e poucas pessoas um dia saberão como é essa sensação, fico triste em saber que grande parte das pessoas poderiam se aproveitar disso e não o fazem por pura preguiça e falta de coragem de seguir o caminho contrário da manada. Bom domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário