terça-feira, 31 de outubro de 2017

Updates do 200tão e Divagações sobre Conquistas

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Dia 2 de setembro fiz um post pedindo a ajuda dos leitores sobre o que eu poderia fazer com 200k que estaria pra receber. A história desse dinheiro é a seguinte: o comprador de uma das minhas lojas demonstrou vontade de adiantar boa parte das parcelas que ainda tem para me pagar, disse que estava fechando a venda de outra loja e que gostaria de negociar um abatimento em troca do adiantamento de parcelas. Confesso que não me animei muito com isso, afinal teria que dar um belo desconto em prol de tal adiantamento que, na minha opinião, não seria legal, afinal eu prefiro receber em parcelas porém um valor maior. Esses 200k representariam quase 300k parcelados segundo a proposta dele, o que não mudaria muita coisa numa contra-proposta. Resumo da ópera: a venda da outra loja dele não vingou e por enquanto não terei os 200tão na mão, continuando assim, recebendo as parcelas mensais.


Alguns podem pensar: mais vale um pássaro na mão que dois voando e sou desses, sou cagão e troco dinheiro por segurança e paz de espírito. Porém esse caso é diferente, conheço a honestidade da pessoa (sou dos que ainda fazem negócios pelo fio do bigode), conheço o fluxo de caixa da empresa, sei que as parcelas serão pagas e que um calote só viria num armagedom do mercado (o que também é algo a se considerar...). Acontece que o dinheiro que ainda tenho a receber da negociação das lojas é talvez o último grande dinheiro que eu veja na vida, é a grana que será usada pra comprar meu caixão, portanto quanto mais, melhor. Mesmo se um dia volte a empreender provavelmente não conseguirei tal montante pelo simples motivo que não tenho mais saco e saúde pra assumir riscos fortes em troca de altas rentabilidades, outro motivo é que nosso salário mesmo sendo o dobro do valor necessário para manter nosso padrão de vida, não é o suficiente pra criar uma soma interessante no curto prazo.

O risco de esperar para receber é um risco que aceito correr. Muitos podem pensar: "Corey, pega esse dinheiro, investe em X, Y ou Z e você recuperará o desconto em pouco tempo...", porém como sempre digo, só entro em negócio que conheço e por conhecer a loja (afinal foi minha por diversos anos), a maneira da pessoa trabalhar, seus funcionários e o mercado consumidor, acredito que o risco de esperar pra receber é bem razoável. Para quem olha de fora isso tudo pode parecer surreal, mas pra quem está por dentro é factível. Vou dar outro exemplo: quando algum blogueiro diz que ganha 100 dólares (ou 1000 dólares) por mês com ad-sense ou quando alguém diz que vive de projetos digitais eu custo a entender como isso é possível. Muitos olham o empreendedorismo de fora e também não entendem como alguém se dispõe a correr o risco de calote esperando uma empresa administrada por uma pessoa  pagar prestações mensais durante anos. Estranho, mas dentro da minha zona de conforto.

Veja que quando criei o blog, em 2012, eu havia acabado de sair das dívidas, vendido a primeira loja e meu patrimônio era um apartamento de 40m², um carro popular de 3 anos de uso e 10k na poupança. Em menos de 8 anos comprei outras lojas, vendi, comprei, vendi, comprei, vendi, comprei, quebrei a cara, vendi e estou com conforto financeiro. Foram esses rolos de empresa e o bom momento do país que peguei que me proporcionaram a IF que tenho hoje, dificilmente os astros se alinharão novamente dessa maneira. Sou muito grato e contente com o que consegui conquistar nesse curto espaço de tempo. Muitos comentam que eu sou um fracassado, afinal estou trabalhando de empregado enquanto tempos atrás era empresário (já desisti de explicar as razões disso), dizem que me acho um vitorioso mas na verdade não conquistei grandes coisas. Digo que pra aquilo que fui treinado (ou seja, pra nada), pelo nível de conhecimento técnico sobre empreendedorismo que adquiri, pela grana que investi e pelo curto espaço de tempo que tive, sou sim um vitorioso e sou muito grato por tudo o que conquistei.

Bia e eu temos 30 e poucos anos, se daqui pra frente conseguirmos apenas empatar nossas receitas e despesas, se conseguirmos não perder o dinheiro que ganhamos durante os anos de empreendedor e com a venda das lojas, se apenas fizermos isso, já será o suficiente pra ter uma velhice tranquila. Sou extremamente grato aos Deuses e forças superiores (you name it!) por isso. Um tonto, sem formação empresarial alguma, vindo de uma família metida a besta porém pobre, desestruturada e sem histórico de sucesso, conquistar o que conquistei?! Sou muito feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário