segunda-feira, 4 de junho de 2018

O Fim do Grande Projeto? Mais ou menos...

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Sei que devo satisfação aos meus leitores, estou alardeando, estilo João Kleber, uma porra de Grande Projeto que mais parece metrô do ABC de São Paulo, nunca sai.

Esse post não é sobre o tal grande projeto mas sim como parte dele acabou degringolando completamente e foi abandonado pelo bem da humanidade.

Uma das coisas envolvidas nesse tal projeto seria o lançamento de um blog profissional, com domínio próprio, criação em Wordpress e os cacete todo que um blog profissional tem direito. Devo nesse momento agradecer a ajuda do VdC que deu umas dicas importantes para me ajudar a concretizar o tal site. Planejei o blog, acabei atrasando a execução por motivos pessoais mas enfim chegou a hora de fazer saporra funcionar...

Assisti trocentos vídeos sobre Wordpress e mesmo achando que fazer uma neurocirurgia deve ser menos complexo que construir um site, acabei tocando o projeto. Ignorando meu feeling comprei o domínio e a hospedagem, instalei o tal WP e fui à guerra.

Achei um template minimalista, bem minha cara. O intuito era fazer o blog o mais simples possível, sem firulas, sem poluição visual e dificuldades de navegação que grande parte dos sites atuais possui (penso que as pessoas querem enfeitar demais e acabam por cagar na navegabilidade dos sites). Instalei plug-ins, configurei widgets e já estava me achando um expert em WP quando consegui colocar uma tela brega de coming soon:

Tá, eu sei, isso é brega, mas até que foi divertido
Nesse momento grande parte dos leitores devem estar dando risada, afinal fazer um site é algo quase que natural para muitos de vocês. Sei que grande parte dos leitores são da área de informática e que configurar sasporra é mamão com açúcar. Porém considere que sou uma pessoa xucra nesse aspecto. Mesmo com 30 e tantos anos de idade, fui ter meu primeiro email em 2003, não vejo graça nessas piadinhas de internet discada simplesmente porque mal usei isso, comprei meu primeiro computador em 2006 e embora me vire extremamente bem com computadores, estou longe de ser um expert.

Encontrei grandes dificuldades na formatação do site, calculo que entre vídeos que assisti, sites que li e o trabalho que realizei no site em si foram cerca de 100 horas investidas nesse projeto, que no fim das contas até que não ficou ruim:


Na tentativa de criar um site leve e próximo do padrão blogger, fiz questão de incluir um blogroll, ferramenta que acho de extrema importância em qualquer blog, não só de finanças. É através do blogroll que conhecemos outros blogs, e através do blogroll desses outros blogs conhecemos outros e assim vai... Conhecimento se propaga exponencialmente. Na nossa comunidade de finanças então, o blogroll é maravilhoso, leva à sites excelentes. Pois bem, a criação do tal blogroll no WP é algo bizarramente difícil (assim como tudo no WP), requer trocentas instalações, lançamento dos links na mão e no fim das contas não conta com uma ferramenta básica e indispensável: colocar os sites do blogroll organizados por data de postagem, Vai tomar no cu Wordpress, você quer me foder ou o quê?!?!

Se não bastasse a novela blogroll também tive muita dificuldade com algo fundamental e talvez a razão de "Wordpressiar" um site: monetização. Puta que o pariu, como é difícil colocar códigos de Adsense, as ferramentas automáticas não funcionam direito e os anúncios não aparecem.

Desisti.

Não quero mais brincar com isso. O blog sempre foi fonte de prazer na minha vida, através dele nesses últimos 6 anos conheci muita história legal, pessoas interessantes e adquiri uma carga preciosíssima de conhecimento. Cheguei à conclusão que profissionalizar é um grande erro, meu blog deve permanecer amadorzão mesmo, grande parte dos sites que acompanham são extremamente toscos e amadores, porém o conteúdo é muito bom. Vejo isso no YouTube também, há canais que o cara só se preocupa em ter a câmera mais foda, com o melhor microfone e edições rebuscadas porém o conteúdo é uma bosta, por outro lado há pessoas que gravam com a câmera frontal do celular e arrebentam na qualidade de informação. Prefiro ser feio e útil que perder tempo e passar raiva pra fazer um site rebuscado em busca de alguns trocados.

O Blog do Corey continuará sendo o mesmo de sempre. A plataforma do Blogger permite ter um site de maneira simples, sem frescuras, de graça e ainda por cima remunera umas moedinhas pelo Adsense, o que mais eu preciso?

(Aguarde updates do Grande Projeto, essa merda de profissionalização também atrapalhou isso)

O Corey voltou, abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário