quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ode ao Fim de Semana

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Esse é um post tapa buraco, hoje era pra sair o esperado post sobre Empreender em Portugal porém fui lê-lo antes de programar a postagem e vi que estava uma merda. Dei umas viajadas na maionese, ficou todo desconexo, decidi cancelar... Terei que escrever outro do zero entretanto como hoje é sexta (na verdade é quinta a noite, mas deu pra entender né?!) e o fim de semana está batendo na porta não ia dar tempo. Aí veio a ideia de louvar o fim de semana, vocês entenderão o porquê logo abaixo.

Bia e eu trabalhamos a vida inteira nos fins de semana. E quando digo "a vida inteira" quer dizer "a vida inteira" mesmo, não é figura de linguagem. Trabalhar sábado, domingo e feriado é completamente normal aos comerciantes e nas profissões que Bia e eu nos formamos, logo sempre tivemos que trabalhar... Quando eu tinha as lojas trabalhava a maioria dos fins de semana para poder dar folga aos funcionários, como Bia também trabalhava, estava ok e folgávamos nos dias úteis. Na verdade haviam várias vantagens como não pegar filas nos lugares, pagar mais barato em churrascaria e cinema, balada mais vazia, etc. Trabalhar fim de semana na verdade nunca trouxe muito problema pra gente e sequer incomodava muito porém com certeza ao longo dos anos isso contribuiu muito para nossa dificuldade em manter amizades porque isso acaba com socialização, nunca entendemos o tal do "sextou" e a tal "depressão do domingo a noite", porque pra gente os dias eram todos iguais.

Pra falar a verdade, tenho a opção de trabalhar de sábado e domingo e se for, é muito bem pago, mas no geral não costumo ir porque cheguei numa fase que não preciso disso e descobrimos que folgar fim de semana é uma delícia!!! Isso pode soar estranho, afinal para a maioria das pessoas isso é normal, mas pra gente é novidade. O fato é que folgar sábado e domingo, ainda mais no verão europeu, é completamente diferente que folgar durante a semana, a vibe é completamente diferente.

O que quero dizer é o seguinte: valorize o fim de semana, você não faz ideia que uma grande parte da população não tem e nunca terá esse benefício. Há uma horda de gente que tem somente o tal "um domingo no mês", que não sabe o que é folgar de sábado porque é dia mais movimentado, essa gente tem muitas vezes que fazer mil tramoias de troca de folgas ou mesmo pagar um colega para ir ao seu lugar simplesmente pra conseguir ir à um casamento. Seja educado sempre, mas principalmente no sábado quando for ao McDonalds comprar uma casquinha, faça questão de sorrir e dizer um boa tarde para o atendente. O mesmo pensamento se aplica para aqueles que trabalham na madrugada, evite fazer barulho seja qual for a hora do dia, você nunca sabe se tem um enfermeiro tentando descansar às 3 da tarde, esse mesmo enfermeiro pode ter que cuidar do seu filho num plantão da vida... E não se esqueça que ter dois dias de folga seguidos é um luxo que muita gente também não consegue ter.

A idade vai chegando e tenho dado cada vez menos valor à tranqueiras materiais e muito mais valor à coisas singelas da vida, o fim de semana é algo divino, isso que alguém um dia inventou de trabalhar 5 dias e descansar 2 é fabuloso, bem mais que você imagina. Lave a boca com sabão antes de reclamar da sua rotina segunda à sexta das 9 às 18h...

Bom fim de semana à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário