quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os Sustos da Vida

Fiquei assustado, muito assustado...
Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

No final de junho, relatei que estava passando por um período complicado, com problemas sérios, que demandariam algum tempo para serem sanados por completo. Pois bem, finalmente o pesadelo acabou e tudo está bem!!!

Basicamente o que aconteceu foi um possível caso de grave doença gravíssima bem grave (já disse grave?) na família. Quando eu digo gravíssima, é GRAVE mesmo, algo que poderia causar óbito iminente ou no mínimo mudar completamente o rumo da minha vida, e pior, é algo que poderia ter sido evitado. Foram mais de 2 meses para obter um diagnóstico definitivo, felizmente a doença não passou de um alarme falso. Esse período foi extremamente complicado, sendo que os primeiros 15 dias foram, sem dúvida, os piores da minha vida! Minha vida parou, tudo congelou, esse problema atormentou 24 horas do meu dia, tirando minha fome, meu sono e quando conseguia dormir, agravando meu bruxismo e me dando pesadelos. Fiquei totalmente transtornado, meu desempenho profissional foi a zero, as ideias fervilhavam na cabeça, pensei que ia ficar louco!

Meu lado agnóstico deu lugar ao lado religioso, busquei ajuda espiritual e confesso que isso me ajudou de sobremaneira a superar essa fase. Percebi que não tenho a menor estrutura emocional pra suportar situações adversas como essa.  Demorarei um bom tempo para recompor meu psicológico que ainda está extremamente abalado com esse susto. Sem querer ser poliana, consegui enxergar coisas que até então eu não valorizava:

1- A vida é realmente muito curta e de uma hora pra outra podemos morrer ou perder pessoas amadas;
2- A vida é imprevisível, por mais planos mirabolantes que você faça, sempre acontecerão coisas que mudarão tudo de um minuto para outro;
3- Equilíbrio é a chave de tudo: nem 8 nem 80. Isso serve pra tudo na vida, também pra investimentos;
4- Investir e pensar na independência financeira é ótimo, mas isso não pode ser a única coisa importante nas nossas vidas;
5- Temos DEVER de aproveitar a vida fazendo coisas que nos dá prazer, sem deixar tudo pra amanhã, já que o amanhã pode nem chegar (isso me lembra uma música...)
6- Devemos aproveitar cada momento ao lado das pessoas amadas, sem deixar pequenas coisas azedarem uma relação bacana;
7- Todo problema que pode ser resolvido facilmente com dinheiro não é um problema;
8- Devemos usar o dinheiro para manter a saúde equilibrada e não a saúde para ganhar mais dinheiro;
9- Investir na qualidade de vida é, sem dúvida, a melhor coisa que uma pessoa pode fazer com dinheiro;
10- Opinião pessoal: se fosse necessário, daria TODO o dinheiro que tenho hoje e que ganharei para não passar novamente por essa situação.

É impressionante a burrice do ser humano (sim, a minha burrice)! Estamos cercados de histórias de pessoas que quase morreram ou passaram por uma situação de violência para acordar que a vida não é bem aquilo que achamos. Eu mesmo passei por uma situação chata (bem menos ruim) em 2008, o que mudou drasticamente minha atitude com dinheiro, me levando a educação financeira. Mesmo assim, não aprendi, tive que passar por outra situação, infinitas vezes pior, pra criar vergonha e mudar o rumo da vida.

Conclusão: de agora em diante, priorizarei a qualidade de vida e equilíbrio. Investir será secundário! Quero fazer coisas que me dão prazer, conhecer lugares e pessoas legais, conviver com pessoas queridas, obter crescimento intelectual e espiritual. Se for preciso, gastarei dinheiro para isso, como eu disse, se você pode resolver um problema com dinheiro, ele não é um problema! De maneira alguma abandonarei meu plano de independência financeira, muito pelo contrário, como disse num post anterior, vou fazer um planejamento mais eficaz baseado em metas, até porque ter liberdade financeira é um dos pilares que sustentam a qualidade de vida.

Agradeço a todos que deram-me forças durante esse período barra pesada que enfrentei, parece besteira, mas uma palavra pode mudar o dia de uma pessoa. Peço a todos que parem pra repensar certos conceitos, analisem o que realmente tem valor na vida e aquilo que não passa de utopia ou perda de tempo. Não desejo o que passei pra ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário