domingo, 14 de outubro de 2012

FII - Lançamento TRX Edifícios Corporativos

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

ATENÇÃO: esse texto não se trata de sugestão de investimento, leia o prospecto e tire suas próprias conclusões. Lembro que fundos imobiliários são ativos com risco e que tudo que escrevo é somente minha opinião e que não sou nenhum profissional do mercado. Não assumo responsabilidade alguma por suas decisões de investimento.

Esse mês está sendo lançado mais um fundo imobiliário, o TRX Edifícios Corporativos. Achei esse fundo bem interessante por se tratar de um fundo de tijolo, pela localização dos imóveis alvos e pelos locatários. Abaixo faço um resumão do prospecto:

O TRX Edifícios Corporativos está sendo criado visando a compra de basicamente 3 imóveis:


Imóvel Petrobrás:
Localizado em Macaé-RJ, é um edifício recentemente reformado e alugado integralmente a Petrobrás, o contrato de locação prevê 5+5 anos e é corrigido pelo IGPM.

Imóvel Peugeot:
Localizado no bairro de Santo Amaro em São Paulo, foi inaugurado em 1991, sendo retrofitado (totalmente reformado e modernizado) em 2011 sendo alugado a Peugeot que o utilizará se sede administrativa. O aluguel é para 10 anos, também corrigido pelo IGPM.

Imóvel Schahin:
Localizado na Vila Mariana em São Paulo, foi locado para o Banco Schahin, que financia projetos de engenharia, petróleo, gás e outros de infra-estrutura. O contrato de locação é para 10 anos, corrigido pelo IPCA.

Além desses edifícios, o fundo também pode investir em recebíveis imobiliários como os CRIs e LCIs. A política de distribuição de resultados contempla rateio de 95% do lucro proveniente das locações e rentabilização da carteira do fundo, sendo o pagamento realizado no 10º dia útil de cada mês. O primeiro mês da formação do fundo não haverá distribuição, sendo que o lucro desse período deverá ser distribuido no primeiro semestre. O valor mínimo para entrar no lançamento é de R$ 1.000,00 (10 cotas).

Algumas informações que ficaram no ar:

1º Não achei a rentabilidade alvo do fundo (confesso que não li as 346 páginas do prospecto), portanto não dá pra ter ideia do retorno dos aluguéis.
2º O que acontece se o fundo não conseguir comprar os imóveis alvo?
3º Investir num fundo que tem somente 3 inquilinos é uma boa ideia?

Bom, quem souber responder essas minhas dúvidas, peço gentilmente que o faça, contribuindo para a formação de uma rede de informações interessante.

Ainda que não tenha as respostas, considero esse um fundo interessante, principalmente por se tratar de fundo de tijolo. Na minha opinião, o lançamento dos novos fundos podem representar uma boa porta de entrada nos FIIs. Pretendo acompanhar de perto os novos lançamentos, entrar naqueles que me parecerem interessantes,  além de participar das subscrições as quais eu tiver direito..

Algumas datas importantes:
- Encerramento do período de reserva: 18/10/12
- Comunicação do resultado da alocação das cotas: 23/10/12
- Liquidação financeira da oferta: 24/10/12

Para maiores informações, entrem em contato com suas corretoras. Link da oferta no site da bolsa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/ofertas-publicas/FII-TRX-Edificios-030812.aspx?idioma=pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário