terça-feira, 20 de maio de 2014

Os Piores Perfis de Funcionários

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Hoje vou falar de algo pouco comentado na internet: os piores perfis de funcionários para uma micro empresa, acredito que essa escassez de informação acontece por ser necessário abordar temas cujo "politicamente correto" impera, como não estou nem aí pra essa merda que vem destruindo a humanidade, vou tacar merda no ventilador e jogar a real que acontece atrás do balcão da maioria das micro empresas.

O primeiro ponto que é preciso esclarecer é que uma micro empresa tipo um comércio de bairro, uma pequena firma prestadora de serviço ou até mesmo uma pequena rede de varejo, possuem relativamente poucos funcionários, normalmente tocamos nossos negócios no fio da navalha, com somente funcionários que são extremamente necessários. Isso porque somos muquiranas e queremos reter todo o lucro? Sim, as vezes. Mas a principal razão é alta carga burocrática, despesas e dor de cabeça que um funcionário pode dar aqui no Brasil com a política trabalhista mais injusta que conheço (sim, existem empresas fdps e não são poucas, mas isso é tema pra outro post). Se houvesse brecha para contratação de funcionários part-time, se a carga tributária em cima de um funcionário não fosse tão elevada, se não fosse tão complicado registrar uma pessoa, com certeza as empresas contratariam mais gente, trabalhariam mais folgadas e todos ganhariam: o patrão que ficaria menos preocupado com a possível falta de um funcionário, o funcionário que teria maior empregabilidade, o consumidor que seria melhor atendido... Uma pequena loja não pode se dar ao luxo de ter funcionários faltando diariamente, também dificilmente conseguirá manter funcionários de reserva, ou seja, tem que ter plena confiança que seus funcionários não deixarão na mão.

Bom, voltando ao assunto, quero dizer que por ter poucos funcionários, uma micro empresa não pode sair errando na contratação, logo é interessante aplicar vários filtros antes da contratação de um funcionário de maneira a minimizar a rotatividade e o consequente gasto desnecessário que isso impõe. O principal desses filtros é eliminar logo de cara os perfis ruins de funcionários. Aqui vão os piores perfis de funcionários na minha opinião e na opinião da maioria dos comerciantes:

1- Mulher na faixa de 18 a 35 anos: isso inclui solteiras e casadas. As meninas mais novas, solteiras e bonitinhas são um grande problema dentro de uma pequena empresa, na convivência com homens da mesma faixa etária as chances de relacionamento são de 101% e isso atrapalha o andamento da empresa, sem contar com o risco de gravidez (no próximo post vocês entenderão o porquê de não eliminar o homem da equação). As de vinte e poucos anos recém casadas provavelmente engravidarão em breve. Você deve estar pensando: "O Corey tem preconceito contra grávidas e não quer que suas funcionárias engravidem", e é parcialmente verdade. Cada um faz o que quer da vida, quer ter 12 filhos, que tenha, acontece que isso provoca um rombo nas finanças de qualquer empresa. Funcionária grávida além de render muito menos provoca um prejuízo incrível quando sai de licença. Esse gasto é melhor absorvido por uma empresa grande, mas pra uma pequena empresa pode muitas vezes levar a falência (conheci o caso de um comerciante que teve 3 das 5 funcionárias grávidas no mesmo período, pra resumir, quebrou!). Sim, é preconceito, mas acontece que o oposto acontece com homens da mesma faixa etária (veja no próximo post). Acima de 35 anos as mulheres provavelmente já engravidaram uma vez ou possuem mais cabeça pra planejar um filho, mesmo assim evito contratar mulheres (desculpem!).

No geral o convívio no ambiente de trabalho com mulheres é mais complicado, são mais sensíveis, tem TPM, etc. Isso pode ser um problema, mas acredito que é algo perfeitamente contornável se todas as partes (a funcionária, o patrão e os colegas) estiverem dispostos a aprender a conviver. O fato é que trabalhar com mulheres faz o dia-a-dia profissional mais agradável e não estou falando de peitos e bundas. Infelizmente vejo muitas mulheres sacanas, que entram num emprego só pra ter onde se segurar quando engravidar, outras fazem braço curto justamente pelo fato de serem mulheres, algumas arrumam um emprego mas não querem serviço... As boas profissionais acabam se queimando por causa das ruins, essa história de mulher ser menos valorizada é verdade, mas a culpa é delas mesmas (ou pelo menos de algumas).

2- Jovens de "comunidade": sim, mais preconceito, mas essa é a verdade. Molecada de 16, 18 anos que vive em comunidades carentes não costumam ser bons funcionários, possuem forte tendência a faltar, atrasar, e infelizmente, roubar. É uma grande pena essas pessoas estarem enquadradas como perfis ruins, porque o trabalho poderia ser uma saída digna da vida miserável que levam, mas o empresário precisa ser muito altruísta pra encarar essa galerinha que na maioria das vezes não possuem estrutura familiar alguma, normalmente não sabem o mínimo sobre matemática, são analfabetos funcionais, não conseguem se comunicar de maneira clara (muitas gírias) e que na grande maioria das vezes precisa receber toda a educação no ambiente de trabalho, coisa que deveria ter recebido em casa. Conheço um senhor, comerciante antigo que sempre tem uns jovens com esse perfil em sua loja, tiro meu chapéu pra ele porque não é nada fácil (já tentei, e tive problemas).

3- Qualquer pessoa que tenha problemas na justiça ou tenha processado antigos patrões: essa serve mais para pessoas mais experientes, com anos em determinada função. Amigo, você tem todo o direito de colocar seu antigo empregador "no pau" e muitos deles realmente merecem, mas no geral se você fez isso uma vez seu nome estará queimado. Particularmente não dou muita atenção pra isso por concordar que muitas empresas realmente merecem ser processadas por agirem fora da lei (não importa se a lei é justa ou não, uma vez no jogo você deve aceitar as regras), procuro analisar caso a caso, inclusive um dos meus melhores funcionários já processou um empregador, pesquisei a história, dei razão e o contratei (mas ele jogou limpo comigo desde a entrevista). Agora, se você foi preso, condenado ou fez alguma merda do gênero, desculpe, mas elimino de primeira.

4- Tipo físico, idade, tatuagem: aqui é algo que discordo dos meus pares, conheço muito comerciante que não contrata gente com tatuagem, cicatriz, negra, homossexual, idosa, etc. Discordo totalmente, muito pelo contrário, como vocês verão nos melhores perfis, é justamente aqui que tenho encontrado os melhores profissionais e talvez esteja o segredo para a baixa rotatividade e desempenho acima da média dos meus colaboradores, felizmente estou "fazendo escola" e outros colegas estão seguindo pelo mesmo caminho.

Na próxima falarei dos melhores perfis de funcionários (pra você não ficar achando que sou um mala sem alça, arrogante, fdp...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário