segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como a Dieta de Informação Salvou Minha Vida

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Durante muito tempo fui uma pessoa preocupada com o que acontece ao meu redor, aprendi com meu pai o hábito de assistir o Jornal Nacional diariamente e ler a Folha de São Paulo aos domingos. Já no começo da minha vida adulta, eu assistia o noticiário e lia o jornal de maneira passiva, quase sem entender o que estava sendo discutido, na minha cabeça eu entenderia tudo aquilo conforme a idade fosse chegando, eu achava que eu era muito novo, portanto não tinha bagagem de vida pra entender o que significava a guerra do Kosovo, o que Bin Laden realmente queria. Então o jeito era assimilar tudo aquilo e esperar que o entendimento viria com o tempo. Nada feito!

Somente a algum tempo atrás, talvez uns 2 ou 3 anos, me dei conta que eu jamais entenderia a página de economia e de política do jornal simplesmente porque aquilo é complicado demais pra uma pessoa leiga entender. Toda aquela informação depende de um conhecimento prévio sobre o assunto que nunca tive e nunca terei. E por que não terei? Porque são informações complicadíssimas, de um nível que somente especialistas realmente saberão do que se trata. A não ser que eu faça uma faculdade de política ou coisa assim, jamais entenderei as linhas da página de política do jornal. O que eu decidi fazer? Simplesmente ignorar tudo aquilo, me dei conta que aquela torrente de informações é irrelevante pra minha vida. Na prática a maioria esmagadora das pessoas que lê jornal ou assiste os noticiários não faz a menor ideia do que toda aquela informação se trata. Aí começa o que costumo chamar de "conhecimento picado", o cara entende uma frase aqui, outra ali e acha que manja do assunto. Sai vomitando suas "verdades" por aí, contaminando a sociedade com mentiras e trazendo ainda mais problemas sociais. Eu não quero ser estúpido assim!

Me diga uma coisa: Por que caralhos eu preciso saber do que se trata o ISIS? Por que caralhos eu preciso entender como é composto o preço do dolar? Até porque nesse caso o que acontece é o que chamo de "teoria do ovo". Pode ver: médicos, nutricionistas e demais profissionais da saúde nunca entraram num consenso a respeito do ovo. Ovo faz bem? Pode ser que sim. Ovo faz mal? Claro que faz! Ninguém se entende! A mesma coisa acontece com o dólar. Dólar vai cair? Sim porque o carro amarelo que dobrou a esquina do palhaço anão parou no muro. Dólar vai subir? Provavelmente porque o computador azul quebrou a vaca na internet sim. C'mon man, tentar descobrir essas coisas é perda de tempo! Porra, eu que tenho planos de imigração não dou a mínima pra isso porque caralhos você que nem tem uma viagem pro exterior programada vai esquentar com o preço do dólar? Faça preço médio e pronto! É o que faço, compro todo mês independente da cotação.

Agora vem a parte mais ignorável do noticiário: a violência. Fato: o Brasil é um país de merda, super violento, trocentos crimes acontecem todos os dias, todo mundo conhece alguém que já foi assaltado, devemos todos os dias e momentos nos resguardar de maneira a evitar a violência que nos cerca. Ponto final! Isso é tudo o que você precisa saber sobre a violência. Acompanhar o programa do Datena de maneira alguma te fará mais seguro nem diminuirá o número de crimes. Então pelamordedeus por que você vai assistir essa bagaça? Não faz sentido! Você só vai ficar mais triste com a merda de lugar que vivemos e pior, poderá se dessensibilizar a respeito da violência, achar que tiroteios são normais, por exemplo. Faço um desafio pra você: duvido que você encontre no meu blog um relato sobre violência. Tipo um caso de assalto ou coisa assim que eu tenha contado nos mínimos detalhes. Você não vai achar! Eu jamais espalho histórias de violência e acho que você deveria fazer o mesmo. Soube de algum caso bizarro de violência? Faça-o morrer na sua cabeça, não passe a diante. Faça isso pela sua saúde e pela sociedade. Infelizmente já passei por casos de violência, menos que a média das pessoas que conheço e acho que não espalhar nem comentar histórias de violência me protege. Superstição? Com certeza! Proteção divina? Pode ser... O fato é que tem dado certo, então continuarei assim. Aliás, foi um caso de violência próximo que me fez despertar pra sair da corrida dos ratos, abandonar as dívidas, cuidar da saúde e ser uma pessoa melhor. No fundo eu deveria até agradecer por isso.

Facebook! Ah, o Facebook... Essa rede social fantástica que está 24h por dia conosco, em nossos smartphones... Ela sabe tudo o que acontece conosco, onde vamos, o que pensamos e se já não bastasse tudo isso, ela é a maior disseminadora de informações erradas ou irrelevantes da atualidade. O Face tem ferramentas bacanas, como os grupos, onde pode haver troca de informação de maneira bem interessante, mas tirando isso o resto é totalmente irrelevante. Ah, o Face conecta amigos. Fala a verdade, da lista de amigos do Face quantos realmente são seus amigos? Quantos você ama? Garanto que poucos e que esses poucos estão em contato de outra maneira com vocês além do Face. Espalhar informações de onde você vai, onde você frequenta e como você gasta dinheiro não me parece uma ideia muito inteligente. Agora o troféu "merda do Face" é sem dúvida as postagens sobre política. Direita e esquerda travando uma guerra virtual inacreditavelmente sangrenta! Post com foto do Bolsonaro, do Willys, dos Castros, do Lula atrás das grades. Por favor me explique: pra que isso tudo? Onde irá chegar? O que melhorará com essas postagens? Porra nenhuma mermão! Cometi facebookicídio a aproximadamente 2 anos, não sinto falta. Ainda tenho algum contato com essa rede social porque uso o Face da Bia pra trocar ideias nas comunidades de meu interesse, mas é só! Ah, que saudades do Orkut, onde você só via o que queria ver e as comunidades eram ótimas....

Futebol... Nem se fala, aliás nem vou falar muito disso porque odeio futebol e tudo relacionado a ele. Não gosto de esportes no geral, acho muita perda de tempo, mas futebol supera tudo! Futebol é um câncer cerebral no Brasil, nêgo sabe dados, escalações, história dos times... Vai pra merda, quanta perda de tempo, quanto espaço no HD cerebral ocupado com informação idiota e que ainda por cima dissemina ódio e violência!

Sou uma pessoa encanada com as coisas, fico muito preocupado com problemas, foco muito em coisas ruins de vez em quando. Tenho tendências depressivas, tenho fases extremamente preguiçosas e pessimistas. Se numa fase dessas eu começar a entupir minha cabeça com informações inúteis, histórias de crimes e briguinha direita x esquerda, é perigoso eu me afundar numa maré de merda e nunca mais sair dela sozinho. Portanto eu pratico a dieta de informação diariamente. Abandonei os noticiários, jornais e portais da internet. Uso Outlook só pra não precisar entrar nos portais. Sai de grupos de putaria do Whatsapp. Não participo de conversas cujo tema seja infrutífero. Prefiro ficar de bobeira, com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar que assistir TV aberta e seus programas de merda. Mesmo o conhecimento que eu julgava ter sobre diversos temas hoje em dia eu me considero um analfabeto. Quando comecei o blog, me achava fodão por saber meia dúzia de coisas sobre a bolsa, achava que a sofisticação do assunto viria com o tempo. Engano meu! Eu simplesmente não sei porra nenhuma sobre renda variável e pior, não tenho vontade de aprender. Vejo os posts de gente grande aqui da blogosfera e me sinto um bosta por não entender bulhufas, mas ao mesmo tempo sei que estou no caminho certo porque estou fazendo aquilo que domino, que é o empreendedorismo. Cada um no seu quadrado!

Abaixo um trecho do livro "A dieta da informação" (que não li). Acho muito válido pra refletir...
“A Internet é o maior criador individual de ignorância já inventado pela humanidade, assim como o maior eliminador individual dessa mesma ignorância. É nossa habilidade de filtrar que elimina o primeiro e fortalece o último.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário