quinta-feira, 12 de novembro de 2015

As pessoas só olham o lado que lhes convém

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Ontem publiquei um post falando sobre a hipocrisia americana em relação ao Dieselgate, que na minha opinião o povo americano que se diz "green" nada mais é que hipócrita porque possuem famílias enormes, cheias de filhos. Publiquei também um texto de outro blog falando sobre o impacto que ter filhos gera no meio ambiente e que ecologista mesmo é quem não tem filhos.

Quantas pessoas argumentaram sobre o texto? Nenhuma! Quantas pessoas tentaram justificar o porquê de terem filhos? Várias. Amigão, não faz diferença se você tem ou não filhos, isso é problema seu, ao menos isso as pessoas ainda tem o direito de escolher. O texto foi pra expor um ponto de vista e ninguém comentou sobre ele. As pessoas parecem ver somente aquilo que as afetam e defendem suas posições e atitudes com unhas e dentes como se aquela fosse a verdade absoluta. Falta racionalidade ao mundo.

Chegaram ao ponto de falar que eu sou idiota por ter cachorro. Pois bem, EU ME ACHO UM IDIOTA POR TER CACHORRO, até comentei sobre isso aqui: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2013/11/a-verdade-sobre-cachorros.html Não vejo problema algum em dizer que minha atitude ao arrumar um cachorro foi uma tremenda cagada e que prejudicou e muito minha vida. Eu amo meu cachorro, mas admito que ele atrapalha. Qual o problema? Qual o problema em ver o lado ruim das coisas, usando esse exemplo da paternidade por que caralhos as pessoas que tem filhos tentam a todo custo defender a prática da procriação e dizer que tudo são flores? Se você tem filhos e é feliz assim, good for you!

Se por um lado falta racionalidade, por outro sobra radicalismo. Apareceram comentários clássicos do tipo: se ninguém tiver filhos o mundo vai envelhecer, as aposentadorias serão ainda mais prejudicadas, a força de trabalho não será renovada, etc. Meu Deus do céu, alguém falou ou impôs que ninguém deve ter filhos? Não, claro que não! Tem filho quem quer e jamais o mundo parará de procriar, nem todo mundo pensa igual e ainda bem que é assim. O que me assusta muito é gente que ainda acredita em aposentadoria estatal tendo filhos...

O assunto Dieselgate não foi sequer citado nos comentários, sendo que esse era o foco do texto. É uma pena, mas ao mesmo tempo serviu de exercício pra descobrir como a mente humana funciona. Sabe aquela história:

Esposa: Onde você está?
Marido: Não se preocupe querida, sofri um acidente, quebrei somente 3 costelas e um braço, atropelei uma criança e um idoso, o carro caiu na represa mas estou bem, a Maria me ajudou...
Esposa: Quem é Maria?

Pois bem, quando o assunto é ter ou não filhos algumas pessoas se comportam como a Esposa da piada acima: só vêem o lado que lhe convém, o lado pelo qual se sentem ameaçados, e esquecem o objetivo da conversa. Mais uma vez isso me assusta porque será que uma pessoa assim está preparada pra educar uma criança? Por que uma pessoa confiante em suas escolhas de vida, que fez as coisas usando a razão teria que justificar suas atitudes num blog de anônimos? Não consigo entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário