domingo, 13 de novembro de 2016

A Nova Blogosfera de Finanças

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Comecei o blog no início de 2012 inspirado principalmente por 3 pessoas: o Parar de Trabalhar, o Pobretão e o Viver de Renda. Desses somente o grande VR está entre nós. Além desses, poucos colegas contemporâneos sobreviveram entre eles o Além da Poupança cuja planilha de rentabilidade criada por ele se tornou o padrão brasileiro, sinto saudades diárias da Ostra cuja contribuição (no pouco espaço de tempo que se fez presente na blogosfera) foi algo fora de série (acredito que ela ainda está entre nós nem se for como expectadora). Nesse meio tempo vi blogs vindo e indo mas o resumo disso tudo é um só: tenho muito orgulho de fazer parte da maior rede de evangelização da educação financeira e investimentos que o Brasil já viu!

Companheiros de blogosfera, a verdade é uma só: SOMOS FODAS! Sim, somos muito bons no que nos propomos a fazer, claro que sempre rola uma treta aqui, outra ali, mas isso é inerente da natureza humana. Juntos criamos uma rede de informação intrincada que pode mudar a vida de muita gente de maneira positiva. Qualquer cidadão que quiser pode aprender muito coma gente, desde como não ser pobre até como se tornar rico, rsrs!

Fiquei alguns meses off-line e quando retornei vi que temos vários novos colegas, aliás acho que temos uma blogosfera paralela tamanho o número de blogs novos que recebemos em 2016. É uma saudável renovação de conteúdo, inovação em linguagem e histórias. Isso é muito, muito legal! Acredito que falta uma integração entre nós, os veteranos, e o pessoal da nova geração (porra, me senti um velho falando assim!) porque navegando pelos blogs novos percebi que vários não possuem sequer um blog veterano em seu blogroll, existe um ranking de rentabilidade entre eles, etc. Não é ciúmes, inveja, nada disso, é somente fato. A blogosfera está crescendo exponencialmente assim como aconteceu lá em 2012 quando comecei, lembro-me que na semana que iniciei o blog vários outros surgiram e o mesmo está acontecendo agora.

Diariamente vejo gente aparecendo nos comentários pedindo pra passar em seus blogs e adicionar no meu blogroll. Infelizmente não consigo visitar o blog de todos e também não tenho critérios concretos para adicionar no meu blogroll, por esses motivos não adiciono todo mundo. Desculpe! Dou uma sugestão, alguém poderia criar uma página ou uma ferramenta, anyway, alguma coisa que pudesse concentrar todos os links dos blogs e que fosse divulgado em todos os blogs, facilitando dessa forma o conhecimento do que há de novo.

Uma coisa muito interessante que percebi ultimamente é a profissionalização de alguns blogs, destaque pro nosso companheiro UB com seu excelente Abacus Liquid, o Viver de Construção e a novata Gatinha Investidora, esses dois últimos escritores compulsivos com tanto (bom) conteúdo que se torna quase impossível de acompanhar! É nítido que a quantidade de informação, os debates e dados contidos na blogosfera podem transformar a vida de ao menos pequena parte da população. Hoje só não controla sua vida financeira quem não quer.

Fico muito contente por compartilhar meu conhecimento e fico extremamente alegre quando alguém comenta que mudou pra melhor algo em suas vidas devido algum texto que escrevi. Não pretendo profissionalizar meu blog, ele passou somente por uma mudança de layout (bem no comecinho, por sugestão de leitores que não curtiam ler com fundo preto), tem aspecto primitivo e amador, não controlo números (só sei que tenho cerca de 600 a 1300 visualizações por dia), enfim, sou amadorzão mesmo, rsrs! Pretendo continuar assim até porque com o número de acessos que tenho hoje consigo interagir com todo mundo, responder os comentários, não atraio tantos haters, etc.  Gosto de coisas simples e assim deve ser meu blog. O intuito inicial do meu blog era falar sobre investimentos, logo isso se dissipou e comecei a colocar outros assuntos, de acordo com o momento da minha vida. Ele se tornou mais um compilador do que passa na minha cabeça que outra coisa. Os leitores acompanharam esse ritmo e cá estou, quase 5 anos na internet. Infelizmente não posso escrever sobre vários temas que tenho vontade, também não posso ser tão transparente como queria porque muita gente não tem maturidade pra discutir temas polêmicos. Percebi no decorrer desses anos que polêmica não é comigo...

Enfim, esse post é mais um agradecimento aos companheiros de blogosfera por todos esses anos de parceria, agradeço por tudo que já aprendi e continuo aprendendo por esse canal maravilhoso e espero que isso dure muitos e muitos anos, se renovando e ficando melhor a cada dia. Parabéns pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário