domingo, 27 de novembro de 2016

Como a Cadeira Está Destruindo Sua Vida

Esse objeto está te matando
lentamente

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Albert Hawman é um maquinista de locomotivas a vapor aposentado, essa semana comemorou 104 anos de idade e deu os seguintes conselhos aos jovens:

"O trabalho era duro mas me fez manter a forma e acho que essa é a razão por eu estar vivendo tanto"
"Eu sempre tentei cuidar de mim mesmo e vivi uma vida limpa"
"Poucas pessoas da geração atual gosta de fazer trabalhos pesados mas mesmo assim ele irão pagar pra ir a uma academia e se exercitar"
"Eu nunca tive que ir a uma academia na minha vida, sempre me exercitei através do meu serviço pesado e acho que mais pessoas deveriam fazer o mesmo"

As palavras do Sr Hawman parecem óbvias mas poucas pessoas se dão conta disso. Tenho certeza que a grande maioria das pessoas que acompanham esse blog trabalham sentados numa cadeira o dia inteiro e isso está mantando-as aos poucos. Trabalhar sentado é na minha opinião uma das maiores causas de stress e irritabilidade relativo ao trabalho, explico: veja que a grande maioria das pessoas que trabalham sentadas são as que cumprem o horário padrão de 9 as 17 de segunda a sexta, ou seja, o sonho de consumo de muita gente, mesmo assim reclamam de maneira absurda. Por outro lado pessoas que trabalham de pé ou se movimentando bastante como vendedores e pessoal do comércio trabalham em fins de semana, madrugada, horários malucos e parecem ser mais felizes e principalmente saudáveis.

Nunca trabalhei sentado por muito tempo, tenho uma relação pessoal com meus funcionários e cumpro diariamente praticamente todas as funções da loja, ensino pelo exemplo (até porque não tenho paciência de explicar coisas, fazer reuniões, etc, as pessoas que aprendam me vendo trabalhar), logo estou sempre me movimentando, fico de pé o dia inteiro e raramente sento pra fazer alguma coisa. Não tenho problema algum em ficar de pé 12, 14 horas por dia. Cansar é óbvio que cansa mas nada que uma noite de sono não resolva. Por outro lado uma das coisas mais estressantes pra mim é ter que viajar de avião e ficar sentado 10, 12 horas, puta que pariu, isso me arrebenta fisica e psicologicamente.

Sr Hawman era maquinista de locomotiva a vapor e podemos imaginar o quão pesado esse serviço era. O ambiente era péssimo, um calor do caralho vindo da fornalha e vento/chuva/neve vindo do ambiente. Barulhos por todos os lados, responsabilidade por estar com a vida de várias pessoas em suas mãos, comandos totalmente mecânicos, nenhuma ajuda eletrônica... Enfim, dá pra imaginar como era foda esse trampo. E o cara tem 104 anos de idade! Porra, será que ficar sentadinho numa sala climatizada é o melhor pra sua saúde? Hoje vemos uma geração de gente doente, crianças com caralhadas de alergias e intolerâncias alimentares que a 5 anos atrás ninguém nem conhecia (isso é motivo pra outro post). Internações são frequentes e vistas como algo comum, todo mundo toma ao menos meia dúzia de comprimidos por dia, antidepressivos são consumidos como bala 7 belo. Tem alguma coisa errada aí...

Já frequentei academia (até fiz um post meio polêmico aqui no blog), já tentei crossfit, já me matei correndo... Bullshit! Nada disso seria necessário se a gente colocasse exercícios na nossa rotina diária, assim como o maquinista indiretamente fazia. Veja como pedreiros costumam ser fortes e quase nunca pegam doenças mesmo abusando da cachaça e gordura. Um tio-avô morreu aos 102 anos de idade segurando a enxada, fumava desde os 10 anos, tomava cachaça diariamente e comia porco da lata (costume espanhol de conservar carne de porco mergulhada numa lata de querosene cheia de banha de porco). Meu tio-avô nunca soube o que era ar condicionado...

Desde que comecei a levar o minimalismo de maneira mais séria tenho parado pra refletir sobre as coisas que fazemos de maneira automática sem considerar uma alternativa. Academia é uma dessas coisas que eu achava indispensável e que hoje vejo como algo totalmente inútil. Veja que tudo parte do princípio que eu quero apenas me exercitar, manter meu corpo em movimento, força-lo a se cansar, etc. Eu não quero ficar musculoso, com barriga tanquinho e trapézio deformado, nada contra quem tem esses objetivos mas isso definitivamente não é pra mim, eu quero é ter a ótima sensação "pós treino" mas sem treinar, entende? Uma das maneiras que encontrei de obter isso é tão idiotamente simples que tenho até vergonha de falar: andar a pé.

Você sabia que num passado não muito distante as pessoas não tinham carros, metrô, aviões, não sabiam como domar cavalos e então pra se locomover usavam uma coisa chamada "perna"?! Parece incrível essa descoberta! Sim meus amigos eu me mantenho fisicamente ativo andando a pé! Simples assim! De casa pra loja são 4km, ou seja, 8km por dia que cumpro em 35, 40 mim each way. Não estou falando de bike (que por sinal adoro), estou falando de algo muito mais simples e acessível: andar a pé! Porra, é óbvio, por que não?! Caminhar não requer investimento algum, não tem gasto algum a não ser o energético, não existe exercício mais minimalista que esse.

Ah, já sei, a turma do "você-precisa-de-um-tênis-assim-assado-caso-contrário-vai-destruir-seu-pé" vai aparecer argumentando que é preciso investir sim, afinal não existe tênis com tecnologia própria pra caminhada diária por menos de 500 reais. Bullshit 2! Um conhecido caminhou ida e volta pro trabalho durante 20 anos usando bota de firma com bico de aço. Sabe o que aconteceu com ele? Se aposentou e foi morar na praia, vendendo coco, empurrando um carrinho de 7985489765465 quilos na areia fofa, com chinelo havaiana durante 8 horas por dia.

Se você não consegue ir a pé para o trabalho e fica o dia inteiro sentado talvez precise mesmo apelar pra academias como ferramenta pra ter um mínimo de preparo físico, mas se você tem a possibilidade de agregar exercício no dia-a-dia do seu trabalho, mermão, faça-o e não se arrependerá. Tente ficar mais tempo em pé, se você trabalha em casa monte seu home office de maneira que você consiga ficar confortavelmente de pé. Considere mudar totalmente seu trabalho, mudar de atividade mesmo, de maneira a colocar mais exercício na sua rotina e associar o ato de ganhar dinheiro com o de ficar saudável. Procure hobbies que te destruam fisicamente... Enfim, existem várias maneiras. Talvez você não consiga ter a mesma saúde de maquinista de locomotiva a vapor mas com certeza terá uma vida menos podre que seus pares.

Assim como ecologia, saúde é um assunto muito modinha e cheio de dogmas idiotas, necessidades estúpidas que só levam a consumismo idiota (em breve um post sobre como ser um capitalista com personalidade socialista). Você não precisa torrar horrores de dinheiro pra fazer as coisas, exercício muito menos! O corpo humano foi feito pra se exercitar, não precisa gastar dinheiro com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário