domingo, 2 de julho de 2017

Carro (Revisited, versão 2017)

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Carro é um assunto muito comentado na blogosfera e aqui em casa não é diferente, já falei muito sobre carro aqui no blog, veja alguns posts:

Carro: Ter ou não Ter
Carro, o assunto do momento
O Carro de R$ 12 mil
Manual de Uso do Carro Velho
Paixão por carros?

Considero normal essa carga de posts sobre carro afinal carro é um item que consome grande quantidade de dinheiro e algo que sempre devemos repensar. A blogosfera é feita por gente que pensa fora da caixa, logo repensamos muito o assunto carro.

O que me levou revisitar esse tema hoje foi um post do nosso amigo Madruga (leia aqui) onde ele dá dicas de como viver sem carro, o mais interessante são os comentários, tem de tudo por lá: gente que concorda que não ter carro é legal, outros que concordam mas mantém o carro mesmo assim, até aqueles que simplesmente repudiam o simples pensar na ideia de não ter 1 tonelada de aço depreciando na garagem.

Tenho uma relação de amor e ódio com carro. Sou daqueles caras que gostam realmente do assunto, possui conhecimento técnico acima da média, manja os anos dos carros só de olhar, sabe diferenciar modelos, etc. Enfim, sou um tonto que fica queimando neurônio com informação inútil sobre carros. Minha relação com carros mudou muito no passar dos anos, já tive tudo que é tipo de carro, desde carros merda até top de linha do ano, já torrei uma grana incrível (que prefiro não saber) em carro.

Pra começo de conversa acredito que TODO CARA ACIMA DE 20 ANOS DEVE TER UM CARRO E MORAR SOZINHO. A parte do morar sozinho deixo pra outro post, mas falando sobre o carro é simples entender: se você tem 20 e poucos anos está no começo da escada social e por mais que você ache que a escada social e relacionamentos superficiais são coisas estúpidas (eu também acho) deve saber que não conseguirá mudar isso sozinho, portanto é melhor usar as ferramentas que a vida te dá a seu favor (nosso amigo Rover tinha um post fantástico sobre isso, pena que tirou do ar). Ter um carro te ajudará muito nisso, se você tem carro fica mais fácil transar e isso não tem a ver com mulheres interesseiras e sim porque carro facilita fodas de maneira incrível e é muito fácil entender isso. Veja que não estou falando em "casamento", estou falando de "foda". Segundo lugar se você tem um carro decente com 20 e poucos anos passa a imagem de bem sucedido, organizado, maduro, equilibrado, ou seja, isso pode te abrir portas. Meu ex-patrão certa vez me confessou que só contratava molecada que tinha ao menos uma moto porque na cabeça dele (e até que faz sentido) se o cara tem algo material com 20 e poucos anos é porque trabalhou pra isso. Ter um carro no começo da vida adulta é fundamental, é um "investimento" imaterial no seu futuro, no seu sucesso. Vejo muitos posts dizendo que "se for pra quebrar, quebre cedo, assim terá tempo pra recuperar", prefiro dizer: "torre dinheiro cedo, assim você logo perceberá que não precisa torrar muito", carro se enquadra nisso de torrar dinheiro cedo. Molecada de hoje consegue ter um carro decente mesmo gastando pouco, com 8k você compra um carrinho que parece com um carro atual, "no meu tempo" você também tinha várias opções: Fusca e Chevette basicamente, ou seja, carros que tinham cara de extremamente ultrapassados. Mesmo tendo um Fusca no começo dos anos 2000 eu consegui abrir "muitas portas" (se é que me entendem...).

No começo da vida adulta o que as pessoas pensam de você é algo relevante, conforme o tempo vai passando, você vai expondo suas qualidades, ganhando confiança das pessoas, fazendo network, adquirindo conhecimento e se refinando, a opinião alheia cada vez conta menos (ou deveria contar), nesse momento o carro perde relevância e você poderá repensar a posse de um. É justamente nessa hora que a maioria esmagadora dos homens começam se foder imensamente com carros. É nessa hora que o cara compra carro caro, top de linha, ou seja, compra uma extensão peniana de aço. Eu fiz isso e é por isso que digo que não vale a pena. No meu auge de idiotice comprei um sedan top de linha financiado em 36 vezes... Aquele foi o momento que as pessoas devem ter dito: "Porra, olha o Corey, venceu na vida!!!", enquanto isso eu pagava cheque especial nas contas físicas e jurídicas.

Carro cada vez perde mais relevância na minha vida. Como sabem, hoje tenho um pau velho de 20 anos de uso, só o mantenho porque o custo é praticamente zero. Como pretendemos mudar em breve muito provavelmente ele será vendido e viverei a tão sonhada vida car-free. Uber foi uma das melhores invenções do século, transporte público como nosso amigo Madruga disse, não é tão ruim quanto pintam e caminhar é o melhor meio de transporte que existe.

Carro é cada dia que passa uma coisa mais dispensável e eu como detesto arrumar sarna pra me coçar estou cada dia mais propenso em eliminar saporra da minha vida, porém continuam tendo muita relevância no começo da vida adulta.

SUV

Aqui está o cúmulo da tolice quando o assunto é carro. As SUVs são o câncer da sociedade quando o assunto é carro. São veículos burros: pesados, gastões, na maioria das vezes com espaço interno escroto se comparado com o externo, feios, desengonçados, atrapalham o trânsito, fodem as vagas apertadas, etc. Embora eu goste muito de sedans concordo que também são veículos pouco práticos. Na minha opinião os carros mais inteligentes são do tipo SW ou mesmo os hatchs. Neles você consegue transportar coisas grandes (até fazer pequenas mudanças), são pequenos por fora e grandes por dentro, são mais econômicos, etc.

SUVs foram a maneira que as montadoras encontraram de lucrar mais, venderam a ideia de "você fica mais seguro porque está mais alto" porque os SUVs dão mais lucro pra elas, pesquise um pouco e verá que a margem de lucro nesse tipo de veículo é muito maior que nos outros. Não estou falando que eles estão errados, muito pelo contrário, pago pau pra quem cria um nicho de mercado e consegue expandir isso, mas não é por isso que vou abraçar a ideia. Não é porque sou capitalista que comprarei todas as ideias do capitalismo. Leia mais sobre isso aqui.

Motos

Aqui rola um preconceito do cacete, sempre espalhado por pessoas que nunca subiram num veículo de 2 rodas. Essas pessoas espalham a ideia errada que motos são máquinas mortíferas, que uma vez que você sobe em uma deverá se despedir dos parentes porque a morte ou amputação da cabeça são coisas certas. Bullshit!!!

Vim de uma família de motoqueiros (vai tomar no cu essa frescura de Harleiro que se diz "motociclista", viadagem da porra!), meu pai foi criado na garupa das motos do meu avô, meu velho também botava terror nos anos 60 montado na Lambretta, então em casa nunca houve essa frescura de "aimmm, moto é piguigoso... Aprendi pilotar moto com 12 anos porque a altura não ajudava muito, senão tinha sido com 9 como foi com carro. Aos 17 comprei a primeira moto. Bia também tinha moto quando nos conhecemos.

Ouso dizer que já andei mais de moto que de carro durante a vida e sabe quantos acidentes tive? Zero! Óbvio que não estou livre e claro que numa moto você tem mais proteção que num carro. Já tive tombinhos, raladinhos, essas coisas... mas tive muito mais ralada e encostões com carro que com moto. Moto é um veículo muito seguro nas mãos certas. Pesquise acidentes de moto e verá o seguinte padrão:

1- Moleque de até 20 anos, recém habilitado (ou mesmo sem habilitação), fazendo graça pra aparecer no corredor;
2- Cachorro louco: o mesmo moleque acima só que trabalhando com a moto e tirando o atraso
3- Cara de qualquer idade em moto esportiva. Moto esportiva é perigoso pra caralho, mesmo tendo uma baita experiência com moto eu tenho cagaço pra cacete de andar em esportiva, é uma potência absurda num troço leve. Antigamente até pegava moto assim de amigo pra dar uma volta, agora nem isso.

Veja que dificilmente verá acidente de moto com mulher (costumam andar bem de boa), tiozinho "motociclista" de moto estradeira ou cara de 30 e poucos anos (como eu) andando de 125. Claro que sempre tem aqueles casos de acidentes onde alguém bate na moto, mas até nesses se você for destrinchar a história provavelmente descobrirá que o motoqueiro teve alguma culpa devido irresponsabilidade.

Falo tudo isso pra chegar no seguinte ponto: moto pode ser um excelente aliado na sua vida, é sem dúvidas o veículo motorizado mais racional e eficiente que existe. Moto pequena, de 100 a 200cc faz na média de 30 a 50km/L de gasolina, ou seja, você anda pra caralho sem gastar praticamente nada. Se você realmente precisa de um veículo pra se deslocar, pense numa moto. Ah, e deixe de frescura com frio e chuva, coloque blusa e capa e tacalhepau!

Enfim, acho que como tudo na vida, devemos sempre nos questionar sobre nossas decisões de locomoção, um carro pode ser uma mão na roda, ou um pesadelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário