segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cryptofebre

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Sempre me pedem para falar minha opinião sobre criptomoedas, então aí vai...

Disclaimer: entenda que esse post assim como todos os outros do blog se trata da MINHA OPINIÃO. Isso é um blog, logo os posts refletem a opinião do criador do blog (isso é óbvio mas é sempre bom repetir).

Pra começar a falar sobre criptomoedas é necessário dizer que não, Bitcoin e seus primos não são investimentos. Não existe a possibilidade de serem investimentos pelo simples fato que eles não possuem VALOR e porque são coisas dificílimas de entender, perceba que tudo o que realmente é investimento são coisas simples de serem entendidas e explicadas, além de terem valor facilmente perceptível:

1- Ações são partes de empresas, o valor está na valorização da empresa ou no ganho de dividendos provenientes do lucro que essa empresa obtém. O mesmo pensamento serve para quem é empreendedor (se bem que tem muito empreendedor de PEGN que acredita ser empresário de sucesso mesmo tendo empresa que só dá prejuízo, mas isso é papo pra outra hora)

2- Imóveis são coisas físicas que podem ser tocadas, o valor vem da valorização do imóvel, do ganho de aluguéis ou da diferença no trade entre preço de compra e preço de venda. Imóveis são úteis para morar, trabalhar, plantar comida e criar bicho. O mesmo pensamento se aplica à FIIs.

3- Você investe em Tesouro Direto, empresta dinheiro ao governo. Investe em CDB, empresta dinheiro ao banco. As instituições te retornam com juros. Simples.

Percebam que INVESTIMENTO é algo que você coloca dinheiro porque existe VALOR. Bitcoin não tem valor e não me venha dizer que esse é o futuro porque não é.

Países imprimem dinheiro da maneira que julgarem melhor porém esse dinheiro tem valor pelo simples fato de fazer a economia girar, pessoas de todas as classes sociais entenderem o funcionamento do sistema e usarem essa mesma moeda para comprar uma paçoca ou um avião, logo Reais, Dólar, Euro, Guarani e Pesos possuem VALOR porque até o pinguinha reconhece esse valor ao comprar um Corote.

Ok, estou longe de ter o nível de conhecimento sobre economia que muitos colegas de blogosfera tem, sou um tonto nesse assunto, porém tenho sido inteligente o suficiente para gastar menos que ganho e investir a sobra de maneira que hoje tenho uma situação financeira confortável, logo me considero no meio do caminho entre o economista e o mendigo do Corote e mesmo estando no meio do caminho não consigo de maneira alguma entender como que essas criptomoedas podem ter algum valor! BTC não é uma "tecnologia disruptiva" (nice words, rsrs!), ninguém aceita BTC, o que acontece é uma conversão da moeda local para BTC. Criptomoedas só servem pra alguma coisa quando convertidas para alguma moeda e é isso que você deveria fazer. Ter um pendrive cheio disso é tão útil quanto uma mala de dólares na ilha de Lost.

Uma coisa pode não ter valor porém isso não significa que deve ser abolida, muito pelo contrário. Bilhetes de loteria, fichas de roleta e baralhos também não possuem valor algum e diariamente várias pessoas ficam milionárias usando esses objetos. O mesmo pensamento serve para as criptomoedas. Não vou ser hipócrita, queria muito ter comprado Bitcoins lá no começo quando custava merreca e TER VENDIDO QUANDO ATINGIU R$ 75K, porque, novamente, Bitcoins não são investimentos, são ferramentas de especulação. Se você tem um monte dessas coisas e não vendeu quando estava em 75k das duas uma: ou você deixou de ganhar dinheiro pra cacete ou ainda vai ganhar muito mais o que é completamente diferente de dizer: "tenho uma carteira com X BTC". BTC NÃO É INVESTIMENTO, PORRA!

Certa vez comprei uma loja cujo faturamento era de 20 dinheiros, enquanto minha outra loja fazia 300 dinheiros. Essa lojinha tinha despesa muito similar à minha lojona, mesmo tendo um faturamento muito menor. Ela não iria me dar lucro e se desse seria tão pouco que não compensaria mante-la. Por que comprei? Comprei porque já tinha uma pessoa pra quem vende-la e na mão dessa pessoa a lojinha seria lucrativa (por diversos motivos que não vem ao caso). Ao compra-la, eu pessoalmente fui trabalhar nessa loja, erguer o movimento, dar um tapa no visual. Resumo da ópera, aumentei o faturamento para 30 dinheiros, vendi a loja à prestação e com juros e o comprador está feliz e satisfeito faturando 40, 45 dinheiros, pagando minhas prestações e todos foram felizes para sempre. O que quero dizer: fiz um trade, entrei no negócio sabendo que não seria vantagem mante-lo, porém sabia que podia fazer um dinheiro em cima com o negócio certo. Jamais encarei essa loja como um investimento ou como parte do meu negócio. Muitas coisas na vida são assim e não há nada de errado em aproveitar essas oportunidades.

Fuçando na internet me deparei com vídeos de gente montando "minas" de criptomoedas, os comentários dos vídeos são os mais divertidos possíveis: gente admirada de quanto dinheiro o cara consegue fazer, gente metendo o pau e dizendo que não compensa porque gasta X de energia pra obter Y de moedinhas. Isso me lembra a eterna discussão: Uber dá dinheiro? Jogue isso na pesquisa do YouTube e você vai se deparar com N vídeos com opiniões completamente contraditórias, o resumo da ópera é que aquele cara que encara o Uber de maneira profissional, como perfil empresarial, consegue sim ter bons resultados, enquanto o amador que faz Uber X de Vectra 2.2 gasolina fica de mi mi mi reclamando que não dá dinheiro. Tudo na vida é uma questão de como se encara isso, se você pretende minerar moedinhas encare de maneira profissional e com certeza as chances de sucesso serão maiores.

Ganhe seus milhões com moedas digitais, mas pelo amor de Deus, saque isso em alguma moeda de verdade. Não, brother, o mundo não será movido à BTC, você não vai abastecer seu carro com isso. É uma tecnologia complexa demais pra ser prática, encare a realidade, não é porque você é nerd que todos serão, conheço gente que não sabe que 1000g é igual à 1kg, você acha realmente que o povão vai abraçar isso?

Então novamente, vamos encarar criptomoedas como apostas, porque não passam disso. Sorte de quem conseguir fazer dinheiro com isso, se você se interessa pelo assunto, vá em frente, compre, venda, fique rico e seja feliz. Oportunidades estão aí para serem aproveitadas porém devem ser entendidas da maneira correta para que não ocorra arrependimentos. Como não entendo porra nenhuma, não consigo enfiar na minha cabeça a ideia que computadores resolvendo quebra cabeças podem gerar algum valor, prefiro ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário