quinta-feira, 19 de maio de 2022

Investimentos: All-In Diversificado


Tô rico!!! Sqn!!!

Resumo dos meus investimentos:

  • meu patrimônio deveria ser no mínimo o dobro do que tenho hoje caso eu não tivesse feito tanta merda nos últimos anos;
  • estou all-in em fundos imobiliários porque ter fluxo de caixa é importantíssimo pro meu perfil de investidor e são os ativos que entendo melhor;
  • já que estou all-in em FII decidi que pulverizar a carteira entre fundos dos mais diversos seguimentos é a melhor alternativa de "diversificação" já que não tenho saco pra estudar as nuances dos ativos;
  • percebi que não adianta insistir em querer investir em coisas que não gostamos, não aceitamos os riscos ou não conhecemos minimamente;
Minha carteira de FIIs em maio de 2022 (clique na imagem para visualizar melhor):


Algumas observações da minha carteira:
  • os ativos com 4% chegaram na posição que considero máxima, ou seja, não investirei mais neles;
  • minha estratégia atual de aportes é aportar em fundos antigos na carteira (foco em qualidade) até o limite máximo e em fundos novos com alto yeld (foco em rentabilidade);
  • a rentabilidade média da minha carteira tem sido em torno de 0.8% (dy calculado pelo preço de compra e não cotação);
  • o fato das cotações terem caído nos últimos anos não me afeta já que a rentabilidade da carteira é ok pra mim;
  • não faço balanceamento ativo, se comprei, já era, dificilmente vou vender, a não ser que dê alguma merda muito grande no fundo (aconteceu com ABCP que me desfiz da posição tempos atrás);
  • MFII está desproporcional na carteira porque fiz uma tentativa atrapalhada de arbitragem que deu errado (confundi MFAI com MFII o que acabou diminuindo MFAI e aumentando MFII), não faço mais essas coisas.
E aí, o que achou da minha carteira e "estratégia"?

9 comentários:

  1. Fala Corey que bom que você voltou!! Aqui é o Sr. Foda Low Cost, Estava aqui pensando há algum tempo em empreender em algum novo negócio, mas estou sem muita criatividade. Então lembrei da época que frequentava a blogsfera onde existia uma troca de ideias absurdamente boa, resolvi dar uma fuçada pra ver se achava alguém e te achei aqui.
    Lembra na época do blog do Pobreta lá por 2014 de um anon do bitcoin, que só fala e recomendava comprar bitcoins?? Esse cara foi um verdadeiro profeta e foi muito apedrejado na época pelas subidas e descidas dessa criptomoeda, mas quem manteve algumas guardadas na carteira desde aquela época ganhou muita grana (possivelmente até o Pobretão mesmo). Abraços pra você e pra Bia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FLC! Caramba, me acharam, rsrs! Lembro bem de vc sim, claro.
      Pois é, pessoal que comprou bitcoin se deu bem porém na minha opinião é pura sorte pq btc não faz sentido algum na vida real.

      Abraço

      Corey

      Excluir
  2. Bitcoin era pauta diária nesse tempo

    ResponderExcluir
  3. Corey vc acredita que a Blogsfera vai voltar um dia?

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você voltou, gosto de ler seus post, e me identifico muito, vejo que nas memórias de posts antigos, disse que tinha aproximadamente 30 anos, carro e casa quitados, bem, me encontro na mesma situação atual.

    Empreendi dos 23 as 28 anos, após isso vendi minha loja, e estou trabalhando como assalariado novamente, tenho qualidade de vida, finais de semana livre, e tranquilidade, e bom salario, porem não gosto de depender somente do salario, e gostaria de fazer algo a mais para ver meu dinheiro crescendo, já pensei em bolsa, mas não sei ao certo ainda, tenho vontade de empreender, mas também não quero algo que ocupe muito o meu tempo, então atualmente estou nesse dilema, sei que já teve varias experiências na vida, se possível, de um conselho sobre o que o Corey de 30 anos atrás faria para chegar aos 40 anos com tranquilidade financeira ?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vim ver o blog e tinha novas publicações, saudades da blogsfera no seu melhor tempo.

    Abraço Corey

    ResponderExcluir
  6. A reflexão que eu tiro dessa história triste do Corey é que o caminho para uma vida feliz passa por:

    - Formar e preservar uma família (Mulher e filhos)
    - Trabalho significativo ( Para mim se trata de possuir uma empresa varejista)
    - Hábitos de saúde (Aqui eu incluo esportes, alimentação, sono, acordar cedo, pegar sol) isso é fundamental para se obter uma felicidade real da vida.
    - Religião - Eu percebo que a pessoa que não tem religião vive sempre procurando a próxima coisa para comprar e tentar satisfazer, coloca muito foco em assuntos familiares e não tem propósito na vida. Acredito que a religião entra como fator fundamental para ver a vida de uma forma mais ampla e fora do seu mundinho.
    - Possuir propriedade (Casa própria +um pedaço de terra) Acredito que também são importantes para a tranquilidade e felicidade do homem. Ter a segurança de um pedaço de terra com gado e plantações é ótimo para manter a sanidade em tempos difíceis. Não precisar se rebolar no mundo comercial e ter uma rede de segurança como a terra é fator importante para a felicidade.

    Enfim, e isso. Acredito que se o Corey tivesse feito todos esses ajustes em sua vida, ele não estaria nessa situação.

    ResponderExcluir
  7. "Não faço balanceamento ativo, se comprei, já era, dificilmente vou vender, a não ser que dê alguma merda muito grande no fundo" - eu faço a mesma coisa!

    ResponderExcluir