terça-feira, 17 de maio de 2022

O que aconteceu em Portugal?

Corey todo pimpão ao chegar em Portugal

Acredito que se ainda tem alguém interessado na blogosfera de finanças, com certeza essa pessoa deve me conhecer e tem curiosidade pra saber por onde ando, se estou em Portugal, se voltei para o Brasil ou se mudei pra Marte, então hoje vou começar a explicar por onde andei. 

Publicada em 06/06/2018 09:42:

Sem mais delongas: CRIEI VERGONHA NA CARA E SAÍ DO BRASIL. Já fazem alguns meses que estou a morar no exterior.

Sim amigos, após anos e anos de planejamento, finalmente O Cachorro, Bia e Eu enfiamos toda nossa vida em 4 malas e nos metemos num  A330 idoso rumo à uma vida nova num país velho.
...
Algum palpite para qual país me mudei? (está fácil pra caramba, o texto tem várias mensagens não tão subliminares assim).

E assim começava minha tragédia, digo, trajetória em Portugal. 2018 foi um ano épico, coloquei em prática todo o planejamento de imigração que havia feito nos anos anteriores. A dúvida naquele momento era grande: EUA, o queridinho dos Brasileiros, onde se ganha dinheiro e tem "liberdade" (liberdade essa que acaba no fim do seu visto), ou Portugal, outro queridinho dos Brasileiros, com toda a vantagem do idioma, facilidade de legalização (por eu ter cidadania Italiana) e alta qualidade de vida associado à baixo custo de vida.

Optei por Portugal e larguei EUA de lado, e quer saber, foi a melhor decisão naquele momento. Ok, depois de algum tempo acabei meio que me arrependendo de não ter ido para os EUA mas depois de tudo o que passei em Portugal com certeza teria sido muito pior nos EUA... (mais detalhes em outro post)
Publicada em 27/06/2018 02:43:

Se tem uma coisa que preciso mudar na minha vida é parar de pensar e ter ideias, minha cabeça sempre foi e continua sendo extremamente poluída de ideias, as vezes parece que vai explodir!

A vida inteira fui assim, quem acompanha o blog já percebeu que tenho várias ideias, mudo de ideia com facilidade, desisto das coisas relativamente fácil, deixo coisas em stand-by por anos, me decepciono, etc...

Essa característica nem sempre é negativa, o fato de mudar de ideia, desistir de coisas em cima da hora já irritou muita gente mas também já me tirou de roubadas, claro que há o efeito colateral, como o prejuízo (como a vez que enfiei R$ 7.000 no cu ao desistir de um negócio que havia dado sinal, 2 anos depois descobri que ia me meter numa furada imensa, assunto pra depois), mas no fim das contas ainda continuo preferindo agir dessa maneira. Se estou desconfortável, pulo fora, foda-se o que vão pensar de mim.

Acontece que pensar demais acaba poluindo minha cabeça e me causando imensa confusão, stress desnecessário, perca de sono, ansiedade, depressão... tudo isso sem razão ou motivo aparente, tudo é criado, cultivado e morto dentro da minha cabeça, é uma espécie de auto-destruição cerebral. Difícil de entender né? 

O início do caos foi poucos meses depois que cheguei à Portugal, conforme relatado acima, minha cabeça já dava vários sinais de colapso. Na verdade até aquele momento eu estava me enganando, minha saúde mental não vinha bem há algum tempo, ou talvez nunca foi lá essas coisas, desde criança eu tinha alguns piripaques nervosos que foram completamente ignorados pelos meus pais.

No geral minha adaptação estava sendo até que boa, havia arranjado um emprego que pagava relativamente bem, tinha os fins de semana de folga pela primeira vez na minha vida, conseguia passear bastante, o clima frio não me atrapalhava tanto quanto imaginei, Bia estava arregaçando de ganhar dinheiro graças à um talento muito valorizado na Europa, enfim, como dizem os britânicos: life was good

Assim foi durante algum tempo, fui lidando com minha cabeça doida e suas ideias mirabolantes e mais diversas que a sexualidade em 2022. Alguns problemas com familiares no Brasil começaram a me atormentar e jogar gasolina na minha fogueira cerebral. Ao mesmo tempo comecei a me incomodar por não estar trabalhando na minha área em Portugal e não ter perspectiva para tal devido às burocracias brasileiras e portuguesas. Após algumas crises de ansiedade bem sinistras com direito à um quase desmaio em plena auto-estrada decidi procurar ajuda médica:

Publicada em 26/05/2019 19:41:

Poderia muito bem vir aqui e dizer o que todos esperam: morar no exterior é uma maravilha, não tenho a mínima vontade de voltar para o Brasil, que minha vida aqui em terras lusitanas vai de vento em popa... mas não, isso não seria verdade. A verdade nua e crua é que minha vida se tornou um verdadeiro caos nesse último ano, mudar para Portugal foi uma decisão acertada da qual provavelmente jamais me arrependerei mas isso não quer dizer que foi a melhor coisa a ser feita e principalmente, o timing não me parece nem um pouco acertado.

Vou começar pelos sintomas e depois vou falar um pouco das causas. Embora esteja magro, com um corpo legal que jamais tive, minha saúde está um lixo. Estou tomando remédios para a pressão, antidepressivos e de vez em quando remédio pra dormir. Tenho hipertensos na família e não é a primeira vez que tenho que confrontar isso, no Brasil, na época que tinha as lojas cheguei a parar no hospital com a pressão na puta que pariu e começo de infarto, aqui não chegou a tanto, mas dores de cabeça matinais me despertaram pra esse velho problema. Quanto ao antidepressivo foi meio uma decisão minha ao perceber que não andava nem um pouco bem do ponto de vista psicológico, cheguei ao ponto de ter até pensamentos suicidas (estou expondo isso aqui porque acredito ser algo muito sério e que se alguém está passando pelo mesmo deve procurar ajuda imediatamente), conversei com um amigo médico brasileiro que me orientou nesse sentido. Meu sono sempre foi bagunçado mas desde que mudei pra cá é difícil uma noite que consigo dormir sem ao menos tomar uma melatonina, sendo que por vezes é necessário tomar algo mais forte. Outro problema de saúde importantíssimo que comecei a ter foram problemas sexuais, andei a brochar mais que o normal para minha idade e quem é homem sabe que isso é mais assustador que perder um braço. Tudo isso está sendo controlado com medicação mas isso não me deixa nenhum pouco feliz. A hipertensão eu sei que é algo que conviverei pro resto da vida, mas o resto não.

Graças a Deus minha saúde sexual está ótima!!! Rsrs!!!

Ainda segurei as pontas mais alguns meses e acabamos decidindo voltar ao Brasil no começo de 2020, o ano prometia, tudo seria lindo e maravilhoso, voltaria para minha família (pela primeira vez na vida eu sentia saudade de conviver com meus pais), para meus "amigos" (sabe como é, homem com quase 40 anos, que não gosta de futebol e videogame, é casado e não tem filhos não costuma ter amigos) e principalmente para minha profissão que me resgataria do buraco e traria alegria de volta à minha vida. Pelo menos esse era o plano... Porém os chineses tinham outro plano pra mim...


Um comentário: