terça-feira, 2 de maio de 2023

Post sem sentido, tudo junto e misturado

 Anônimo22 de abril de 2023 às 19:34

aprendi mto com vc, eu participava mto nos comentários aqui no blog na época. Inclusive um deles vc postou e eu tenho o print em algum lugar do meu google drive. Fiquei mto feliz qnd vi q vc fez um post com um comment meu. Foi qnd estavam te enchendo o saco q vc foi trabalhar na CLT e largou as empresas e eu te defendi. KKKKK eu ri mto nessa época pq o grosso da finansfera era pró empreendimentos e odiava emprego formal CLT, mto incentivado pelas histórias do pobreta (nunca mais teremos um escritor igual o pobreta).

Cara, quem acompanhou o drama ao longo dos anos foi privilegiado com algo único, eu sou mto feliz de ter participado disso. Lia o free lifestyle, pobreda, viver de renda, mestre dos centavos, bye bye brazil dentre outros melhores q eram mto bons tbm.

Esse comentário foi deixado no meu último post, então bora usa-lo como gancho pra tirar as teias de aranha desse cafofo.

Empreendedorismo, CLT... O que é melhor? Pois bem, até hoje não sei responder essa pergunta. O fato é que o empreendedorismo me fez ganhar dinheiro rápido, coisa que jamais conseguiria sendo CLT, porém junto com o dinheiro veio dores de cabeça e feridas até hoje não cicatrizadas.

Na época das minhas lojas (coisa de 1 década atrás, pqp como o tempo passa rápido) eu vivia querendo trabalhar na minha área como CLT e me livrar das dores de cabeça de ter um negócio próprio, e foi esse o caminho que acabei seguindo. Me desfiz das lojas, ganhei um dinheiro até que bom (embora tenha socado boa parte desse dinheiro no cu devido à minha inconstância mental, mas isso é assunto pra outro dia) e fui trabalhar de empregado... Passei por diversas empresas e não consegui me firmar em nenhuma, passei anos remoendo o fato de ter abandonado uma delas (porque eu havia adorado o trabalho e larguei pra empreender novamente, tem isso contado no blog), consegui voltar e me decepcionei porque não era nada do jeito que eu imaginava...

(tá meio difícil manter a linha de raciocínio, faz tempo que não escrevo, então releve o texto tosco)

Acontece que está ficando muito difícil trabalhar! A qualidade das condições de trabalho despencaram nos últimos anos (talvez isso tenha se intensificado pela pandemia), hoje acumula-se funções ganhando um salário estagnado. Estou falando de empregos de gente "normal", 3 à 5k por mês, nada de super trabalhos, ok? Recentemente trabalhei uns meses numa grande empresa de capital aberto e foi uma decepção do começo ao fim. Simplesmente não existe mais treinamentos, o que antes era ensinado por profissionais de treinamento e em ambiente adequado, hoje é feito por pessoas que são obrigadas a treinar novos funcionários (mesmo sem aptidão) enquanto realizam suas tarefas do dia a dia. Gerentes e sub-gerentes estão extremamente sobrecarregados com demandas surreais e salários estagnados. Minha área já foi boa, já pagou bem, já formou profissionais excelentes. Não mais! Acabaram com minha profissão, simplesmente não dá mais pra exerce-la, não tem saúde mental que aguente.

Pior que vejo o mesmo acontecendo em todas as áreas e no exterior, basta ver a onda do quiet quitting que tomou conta da internet meses atrás. Sou totalmente a favor de quiet quittinzar, porém muitas vezes não tem nem como fazer isso simplesmente porque a rotina do trabalho não deixa! Será que sou só eu que vejo isso?

Então tive que voltar para o empreendedorismo, onde pelo menos consigo ter uma rotina mais saudável. Atualmente estou trabalhando com a Bia (minha esposa) na empresa dela. O trabalho é uma bosta, não me sinto realizado e tenho mais dias ruins que bons, estou me afundando novamente na depressão, essa doença estúpida que não desaparece, é uma âncora constantemente amarrada nos pés, na melhor das hipóteses é uma âncora com rodinhas, rsrs!

Já tentei fazer outras coisas, tentei aprender coisas novas, possíveis saídas profissionais, porém nada funciona, me sinto um bosta porque mesmo tendo atingido a independência financeira e não precisar trabalhar pra pagar as contas básicas, não consigo parar totalmente. Aposentadoria precoce é algo que só serve pra derreter neurônios e isso está acontecendo comigo. Minha vida é ficar remoendo bostas que fiz no passado, calculando quanto dinheiro perdi tomando decisões erradas (calculo que meu patrimônio poderia ser ao menos o dobro caso não tivesse feito tanta merda), como minha amada profissão foi destruída por grandes corporações que monopolizam o mercado de trabalho ao mesmo tempo que não deixam uma pequena empresa do setor prosperar... Fico ruminando como tirei a Bia de Portugal, onde ela tinha se dado tão bem e estava tão feliz, e ter "obrigado" a voltar ao Brasil porque achava que a solução dos meus problemas estariam aqui pra só depois descobrir que isso não era verdade, fico pensando o que eu poderia ter feito por lá pra fazer dar certo, etc, etc, etc...

Já procurei psiquiatra, que só sabe dar remédio, já procurei psicólogos que só sabem me fazer remoer ainda mais coisas do meu passado que me fazem mal (terapia é um scam até que alguém me convença do contrário). Ultimamente tenho até pensado que talvez eu tenha algum problema real, tipo autismo, ou coisa assim. Não é possível, minha cabeça não funciona direito e parece que a cada dia que passa tá piorando ainda mais.

Carai, não sei mais escrever, comecei um assunto e terminei com outro sem nexo algum. Vai ver é a ânsia de desabafar, sei lá.

6 comentários:

  1. Gostei da expressão "uma âncora com rodinhas" para definir a deprê, rs. Também tenho intensas confusões com minha mente, alguns tempos mais, outros menos, mas sigamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Corey, eu sinto muito pela fase que cem passando. Quero dar pelo menos uma sugestão que talvez possa ajudá-lo. Talvez seja válido vc fazer uma avaliação neuropsicológica (é feita com neurologista ou psicólogo especializado). É uma avaliaçao bem detalhada para aferir se vc tem alguma neurodivergencia (autismo, tdah etc). Minha irmã tb era muito depressiva e inconstante, e já na fase adulta fez essa avaliaçao e descobriu um autismo leve. Isso fez muita diferença no tratamento e na vida dela. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tenho pensado bastante nessa hipótese, até coisa de 1 mês atrás nem passava pela minha cabeça que eu poderia ter realmente algum tipo de disfunção, o Youtube me sugeriu uns vídeos sobre autismo em adulto e fiquei assustado pq me encaixo em muita coisa e descobri que existe mais gente estranha no mundo. Esse é o caminho que vou seguir, acompanhe o blog. Obrigado pela força!

      Excluir
    2. Exatamente, existe muita gente “estranha” no mundo, pq na verdade antigamente todas essas neurodivergências eram desconhecidas e até certo ponto negligenciadas. Por isso que atualmente vem acontecendo uma explosao de casos, pq antigamente ninguem diagnosticava nada. Espero poder ter te ajudado. Diigo isso pq para minha irmã fez toda a diferença, pra ela mesma entender o motivo dela se comportar de modo diferente, e ajuda demais na abordagem e no tratamento.

      Excluir
  3. Sinto que a busca pela Independência Financeira é um erro. Com o tempo a gente so busca o dinheiro em si e deixa de aproveitar a vida. Não estou dizendo que devemos viver de forma irresponsável, mas tenho sofrido o mesmo que você, me remoendo financeiramente e ocupando minha vida demasiadamente com finanças. Assim como você já possuo um bom patrimônio, mas nem isso foi capaz de me tranquilizar, quando na verdade ocorreu o contrário. Acho que você está no caminho certo em estudar e se aprimorar no estudo da computação. Boa sorte e good vibes para você!

    ResponderExcluir