sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Metas de Ação

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Sou preguiçoso! Sou aquele cara que tem preguiça de começar alguma coisa, por isso fico meses ou anos postergando alguma coisa e isso me deixa muito mal. Quando começo, tudo costuma correr bem e não paro no meio do caminho como a maioria das pessoas. Por exemplo: terminei todos os cursos que comecei, mas morro de preguiça de começar na academia... Quase sempre as coisas que começo a fazer, eu faço bem, da melhor maneira possível, mas sempre buscando o final delas, por exemplo, posso demorar 6 meses pra arrumar minha gaveta de cuecas, mas quando pego pra fazer, arrumo tudo extremamente bem organizado e só paro quando terminar e estiver do jeito que imaginei. Sou um cara que precisa de metas e essas metas são o meu melhor incentivo!

Com dinheiro não é diferente, quando eu era um endividado, não sosseguei enquanto não paguei o último real. Trabalhei feito um fdp durante mais de 3 anos focando no término dos meus carnês e prestações. Eu era obstinado em atingir minha meta e antes do previsto, consegui quitar tudo. Atualmente a vida financeira vai bem, faço bons aportes, procuro estudar sobre investimentos e estou conseguindo resultados muito bons, melhores até que o programado. O problema é que me faltam metas. Vou explicar.

Quando eu era endividado, trabalhava para quitar minhas dívidas de X reais, para isso eu deveria ganhar Y reais todos os meses e sabia que em Z meses minhas contas estaria quitadas. Pois bem, hoje eu trabalho, estudo e invisto visando a independência financeira, mas não sei o quanto preciso de dinheiro e nem quanto tempo deverei investir para bater minha meta. Isso acontece porque, como já comentei no blog, não consigo  saber quanto precisarei para me considerar independente financeiramente, isso envolve N variáveis que não estão ao meu alcance, então acabo ficando meio perdido, sem saber onde quero chegar.

A meta de 100k em dezembro seria uma maneira de mensurar meu progresso, mas de qualquer maneira não tenho uma meta principal, como muitos blogueiros possuem, então não tenho um horizonte pra me guiar no longo prazo. Preciso urgentemente definir, no papel, quais são minhas metas para independência financeira e também metas para desenvolvimento pessoal. Por exemplo, fazem 3 anos que estou querendo obter fluência em inglês, mas isso só fica na cabeça... A primeira meta já foi estipulada: foi estipular metas de ação para as seguintes questões:

1- Venderei a loja antecipadamente ou ficarei com ela mais algum tempo?
2- Qual a minha estratégia de aposentadoria ou semi-aposentadoria?
3- Quanto deverei ter na carteira de investimentos em dezembro de 2013/14/15?
4- O que devo fazer para melhorar o lado pessoal?
5- O que estou disposto a sacrificar em prol de aumentar os aportes?

Percebam que ainda não sei como definir a meta da bola de neve para a independência financeira, isso porque continuo sem saber o quanto será preciso, mas definirei uma estratégia de aposentadoria que me leve a essa definição posteriormente, mas estabelecer metas para os próximos 3 anos servirá para me ajudar definir melhor esse número. O prazo para essas definições será 30/09/2012.

Para cada meta, eu farei uma postagem explicando como cheguei no resultado, como poderei modifica-la durante o prazo de conclusão e como farei para conclui-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário