quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Nem o Sucesso Financeiro nos Segura no Brasil

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Hoje pela manhã Bia me chamou atenção para um texto que está rolando no Facebook. Esse texto tem 100% a ver com nossa realidade de vida, somos empreendedores de sucesso querendo sair do Brasil o mais rápido possível.

O texto, escrito por Fabio Zugman cita um trecho do programa Conta Corrente da Globo News onde um empresário do setor de Food Trucks que aparentemente está no auge do sucesso devido a explosão de popularidade dessa modalidade na cidade de São Paulo (após décadas de leis imbecis que somente permitiam a venda de Hot Dog nas ruas da cidade) diz com todas as letras que não tem a mínima pretensão de expandir a empresa e que seu sonho é vende-la e sair do Brasil. O tom de sinceridade do cidadão deixou até o entrevistador sem graça. Vejam:


O texto do Fabio é extremamente realista, o que mais me chamou atenção foi a seguinte frase: "Como disse outras vezes, não é uma questão de partido, da cor da camiseta ou aquele blá, blá, blá de esquerda ou direita. A questão é o tipo de sociedade que estamos criando e o tipo de país em que queremos viver.". O grande problema do Brasil não é a política e sua roubalheira, o problema é a sociedade brasileira, as pessoas, vivemos numa sociedade podre, de inversão de valores absurdamente grande, onde se valoriza tudo o que há de mais errado e sujo e se condena o trabalho e as ações que levam pessoas ao sucesso, sucesso esse que é visto com olhos tortos por grande parcela da sociedade.

O principal motivo que me faz querer deixar o Brasil e encarar todos os problemas inerentes a essa decisão não é financeiro, assim como o cara do vídeo, eu tenho sucesso financeiro no Brasil, poderia facilmente me incluir na classe alta, tudo seria questão de tempo porque sei como ganhar dinheiro por aqui, porém o buraco é mais em baixo. Pra ganhar dinheiro de verdade nesse país é necessário entre outras coisas passar por cima de questões éticas e de honestidade; encarar ineficiência extrema por todos os lados, sem contar dos problemas de sempre como violência, educação, infra estrutura... Enfim, fico contente por saber que mais gente além de mim quer sair do Brasil e o motivador não é financeiro. Essas pessoas, assim como eu, querem viver numa sociedade menos podre e num ambiente mais favorável a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário