quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Mito do Retorno do Investimento

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

100% dos textos, reportagens, séries sobre empreendedorismo, programas do Pequenas Empresas Grandes Negócios, sites sobre franquias e demais materiais relacionados ao empreendedorismo sempre falam do tal "retorno do investimento" que nada mais é que o tempo necessário pra recuperar o investimento. Exemplo: você investiu 100 mil reais num negócio, ele te dá 10 mil líquido por mês, logo seu retorno de investimento é de 10 meses. Mas até que ponto isso é importante?

Na minha opinião o retorno de investimento é totalmente irrelevante, veja algumas variantes que podem impedir o cálculo correto disso:

1- Qual a maneira de calcular isso? Considerar somente o lucro líquido? E o pro-labore? Desconta o pro-labore? O pro-labore é um valor justo? O proprietário tira pro-labore? O proprietário cumpriu qual função? Qual o salário justo pra ele?

2- O lucro líquido pós pro-labore existiu? Se existiu, sobrou? Ou foi reinvestido na empresa? Esse reinvestimento provocou aumento no faturamento? E nos lucros? Quantos porcento? Considerou esse aumento de lucro no cálculo do retorno?

3- O valor investido no negócio foi fixo? Ou foi preciso investir um "cadinho" mais nos primeiros meses? Esse dinheiro foi contabilizado como investimento na empresa? Você tinha esse capital ou foi um empréstimo? Se empréstimo, o lucro líquido considera os juros ou o principal?

Pode até existir uma fórmula correta, saída de alguma faculdade de empreendedorismo, mas na prática ninguém sabe como calcular isso. Exatamente por esse motivo, é besteira perder tempo com isso, até porque no final das contas, o número que você obtiver não quer dizer absolutamente nada. Por quê?

Dane-se quantos meses você demorará pra recuperar o investimento que fez na compra de uma empresa. Isso é irrelevante! Um negócio é melhor que o outro por "retornar" o investimento antes? Jamais! O que importa é lucro, o resultado da seguinte conta: VENDA MENOS DESPESA FIXA MENOS VALOR DA MERCADORIA. Isso é o que chamo de RENTABILIDADE LÍQUIDA, chame como quiser, mas é o que realmente tem importância numa empresa. Esse é seu lucro, o que você vai fazer com ele não importa. Vai comprar tudo de vinho? Vai fumar de maconha? Vai guardar na poupança? Dane-se, faça o que quiser com ele, mas é esse valor que importa!

Mas a irrelevância do "retorno de investimento" não para por ai. Por que caralhos você quer saber em quantos meses terá o retorno do que você investiu se o investimento ainda estará investido? Confuso? Nem tanto. Digamos que você compre uma empresa no valor de 100k, daqui um mês essa empresa poderá estar valendo os mesmos 100k, você a vende e voilà, você tem o retorno do seu investimento do dia pra noite! Ou melhor ainda, você reinveste um pouco dos lucros e um ano depois ela está valendo 150k, você a vende e tem o retorno do investimento mais 50% de lucro do dia pra noite. O contrário também pode ser verdadeiro... você sugou a empresa e após um ano ela está valendo 50k. Você jura de pé junto que ela retornou o investimento porque você tirou 10k por mês nesse período... será mesmo? Não, amigão, você foi iludido pelo conto do "retorno do investimento". O retorno do investimento REAL é o valor pelo qual você consegue vender a empresa e você só verá a cor dele na hora que vende-la.

Quer outro exemplo de quão besta é esse negócio do retorno de investimento? Você compra um apartamento para locação. Você pagou 200k e alugará por 1k. Qual o retorno do investimento? 200 meses? Claro que não! O 1k mensal é seu fluxo de caixa, o retorno do investimento você terá quando e se vender o apartamento. Uma loja de varejo como uma quitanda, um posto de gasolina, um boteco é um ativo como outro qualquer!

Outro exemplo mais palpável. Vejam como foi a compra da minha loja nova aqui. Quando comprei a loja do Seu João, paguei a ele Ba$ 75 mil (75 mil bananas , lembrando que Ba$ 1 não vale R$ 1, ok?), gastei mais Ba$ 30 mil na reforma. Logo o investimento total que fiz na loja foi de Ba$ 105 mil. Atualmente o faturamento bruto da loja é Ba$ 110 mil mas não tirei Ba$ 0,01 dela ainda... Como ficaria o retorno do investimento no meu caso? Ainda não tive o retorno porque não fiz retiradas? Os lucros reinvestidos entram na soma do valor investido? Foda-se! A loja vale Ba$ 600 mil, se eu vender hoje, coloco os Ba$ 105 mil que tirei do bolso novamente dentro dele e ainda coloco o troco. Se não vender e decidir parar de reinvestir os lucros colocarei pelo menos Ba$ 15 mil mensalmente no meu cofrinho e os Ba$ 105 mil continuarão lá, investidos. Deu pra entender?

É por essas e outras que sou extremamente cético com textos sobre empreendedorismo. Se as pessoas consideram essa besteira como algo relevante e esquecem do que realmente importa, que é a rentabilidade líquida, não posso dar credibilidade a esse tipo de matéria. Aí você pode me perguntar: "Corey, todo mundo usa esse parâmetro pra analisar uma empresa, só você está certo e todos errados?" Eu respondo: Posso estar errado, mas não estou sozinho, o português da padaria, dono de metade do bairro está comigo, o japonês dono da quitanda também, o Seu Jorge da farmácia também está pouco se lixando pro retorno do investimento... Você, sabichão de internet pode não dar valor pra esses caras, mas são eles que durante décadas fizeram e continuam fazendo muito dinheiro com comércio. Jamais desvalorize essas pessoas, elas podem ser simples, sem conhecimentos sobre siglas da Bovespa mas sem dúvida, sabem ganhar dinheiro. Aprenda mais com elas e menos na internet. Arrisco dizer que 95% do material sobre empreendedorismo que achamos na rede é totalmente irrelevante se não errado e utópico. Na prática, o buraco é mais em baixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário