segunda-feira, 9 de março de 2015

A Importância do Desenvolvimento de Habilidades

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Você, principalmente homem, sabe cozinhar? Sabe preparar um bolo from scratch? Fazer pão? Sabe passar uma camisa? Pregar um botão? Costurar uma cueca rasgada? Sabe lavar uma privada? Desencardir rejunte do banheiro? Consertar uma torneira pingando? Trocar um reator de lâmpada fluorescente? Usar uma serra circular? Tico-Tico? Furadeira? Parafusadeira? Lixadeira? Martelo? Sabe o que é um formão? A diferença entre um ponteiro e uma talhadeira? Entre uma pá e uma vanga? Sabe usar uma picareta? Operar uma betoneira? Preparar uma massa pra chapisco, pra reboque ou pra assentar tijolos? Qual a diferença entre um tijolo baiano e um bloco de 15? Qual prego é maior, o 8X8 ou o 17x21? O que é um parafuso de rosca soberba? Onde se usa um parafuso passante? Sabe a diferença entre uma chave Phillips e uma Allen? Já limpou um carburador de moto? Trocou o óleo do carro? Pastilha de freio? Sabe fazer uma chupeta (mente poluída...)? Quantos pneus você já trocou na vida? Sabe operar um macaco? Sabe os comandos básicos de um avião? E de um barco? Sabe montar num cavalo? Dirigir uma Vespa? Aplicar uma injeção? Dar banho num cachorro sem inflamar o ouvido? Sabe diluir tinta acrílica? E esmalte? Usar thinner e água raz? Já acendeu uma fogueira? Fez churrasco em churrasqueira improvisada? Sabe preparar saquerinha para as meninas do churrasco?

Ele é o cara!
Eu aposto que a grande maioria dos homens que estão lendo esse post não sabem nem 50% das coisas acima, mas provavelmente sabem formatar um computador, trocar um processador, aplicar pasta térmica, e outras habilidades de informática. Eu confesso que sei 100% das habilidades listadas acima (claro, foi eu quem escreveu, rs) mas não sei formatar um computador, confesso que por preguiça. Não sou melhor ou pior que você, apenas desenvolvi mais algumas habilidades, grande parte delas coisas old school. Sei enrolar um cigarro de palha, aparar a barba com tesoura e me barbear com navalha (sem me cortar... muito) dentre outras coisas irrelevantes... Assim como você deve saber mil truques pra jogos de videogame que eu nem faço ideia (meu último contato com consoles foi num Master System em 1998 na casa de um amigo e no PC só jogo paciência e Tetris). Todos nós desenvolvemos habilidades, sejam elas úteis ou nem tanto. Acredito que quanto mais habilidades uma pessoa desenvolver, melhor pra ela. Veja o caso do MacGayver (molecada, googleim pra saber do que se trata). O cara era o mestre da improvisação, graças a incrível quantidade de habilidades que ele tinha. E o 007, o cara mais foda que já existiu? O cara é puro skill!!! Quanto mais coisas você souber fazer, mais coisas vai aprender, porque uma coisa leva a outra, mais dinheiro vai economizar por fazer você mesmo e mais dinheiro pode ganhar e esse é o ponto que eu queria chegar...

Hoje em dia vejo profissionais extremamente especializados, com alta formação acadêmica mas que no fim das contas só sabe fazer aquilo, se por um infortúnio da vida se foderem e perderem tudo, emprego e condições de trabalhar, estarão completamente fodidos por não saberem nada além daquela formação burocrata. E pior, grande parte desses profissionais leva uma vida na fast track e não possuem plano B de ganho de vida e "mais pior" ainda, normalmente esses trabalhos desenvolvidos por essas pessoas são burocráticos, eles trabalham o tempo todo sentados o que estimula o aparecimento de N doenças (veja vídeo abaixo... ah, não sabe inglês, se fodeu mermão, não sabe inglês vai se foder e ter acesso a somente uma pequena porção da internet!)


Bom, acredito que estou numa situação muito mais tranquila, durante minha vida desenvolvi as habilidades que descrevi no primeiro parágrafo, trabalhei com todas aquelas ferramentas e fiz todos aqueles trabalhos ao menos uma vez na vida. São coisas que realmente SEI fazer, posso não ter a experiência e desenvoltura de um profissional da área, mas posso muito bem trabalhar como um auxiliar em qualquer das modalidades de trabalho embutidas no primeiro parágrafo. Tive muita sorte por desde moleque ter uma vida outdoor com meu pai, nada de brincadeira na rua, eu era uma criança esquisita que nunca gostou de outras crianças, eu ia pra todo lugar com o velho... Meu pai também nunca teve mi mi mi e sempre me colocou pra desenvolver pequenas tarefas. Sou extremamente grato a ele por isso, me despertou a vontade de aprender coisas novas. Porém mesmo sem ter uma infância de aprendizado é possível sim desenvolver muitos novos skills, basta querer. Continuo querendo aprender novas coisas, acho importantíssimo para qualquer homem (mulheres também, é que sou homem e a maioria dos leitores do blog também são) saber fazer de tudo um pouco, rapazes solteiros, isso ajuda, e muito, conquistar meninas (acredite em mim, sou casado por isso, rsrs).

Brother, se você não tem uma caixa
de ferramentas, eu duvido muito da
sua masculinidade...
Quando disse sobre ficar sentado, isso é outra coisa que me incomoda. Não fomos feitos pra ficar sentados o tempo todo, assim como o vídeo acima explica. Precisamos de atividade física e se ela puder ser feita durante o trabalho, melhor ainda! Saber trabalhar de pé, sob condições não ideais de conforto, como com calor ou frio, pode ser muito importante para sua saúde e quem sabe até para seu futuro profissional. Responda rápido: quantos advogados, administradores e outros profissionais que trabalham sentados numa sala com ar condicionado você conhece e que possuem problemas de saúde como hipertensão, obesidade e fadiga muscular? E quantos pedreiros, carpinteiros e mecânicos você conhece com esses mesmos problemas? Trabalho braçal está na essência do ser humano, desde sempre trabalhamos usando o físico, caçando, construindo coisas... O pessoal do paleo pode explicar isso melhor... Acredito que todos devem fazer ao menos 1 hora diária de exercícios, não importa se é uma caminhada, musculação ou simplesmente trabalhar em algo pesado. Exercícios são saúde, saúde é dinheiro, se você aumenta sua saúde, diminui suas despesas, se você diminui suas despesas você é frugal, se você é frugal vive com menos dinheiro, se você vive com mais dinheiro você tem liberdade...

Infelizmente aqui no Brasil valorizamos o dotô que trabalha de terno num escritório e desvalorizamos o peão que pega pesado no chão de fábrica... Mal imaginamos que o tal do peão tem tudo pra ser mais saudável que o doutor... Isso sem contar que boa parte dos trabalhos mais pesados e braçais são muito mais importantes pra sociedade que outros trabalhos mais burocráticos e que possuem status. Quem é mais importante, o tatuador ou o coletor de lixo? O artista plástico ou o cara que colhe laranja?

Aqui vão duas fontes que considero fundamentais se você quiser ser um homem de verdade, cheio de habilidades em geral, educado, que cuide da família e seja decente:

1- The Art of Manlisness: Conheci esse site através do nosso amigo Estagiário, é simplesmente fantástico, o skill que você quiser aprender conseguirá encontrar nesse site. Em particular recomendo essa sessão sobre habilidades masculinas e o Podcast 70 sobre habilidades que todo homem pode e deve ter.

2- Mr Money Mustache: velho conhecido da blogosfera de finanças, o cara é simplesmente um guru sobre frugalidade, vida simples e independência financeira, mas não é essa parte do seu site que eu recomendo pra esse post, são os diversos artigos onde ele fala sobre os trabalhos que ele já realizou seja para economizar dinheiro ou mesmo porque ele gosta de fazer. Telhados de metal, rádios caseiros, aquecedores,.. Ele é meu ídolo e o melhor exemplo de como saber fazer coisas diversas pode mudar sua vida.

Eu ainda tenho muitas habilidades pra desenvolver. Não sei nadar, não consigo consertar computadores (troco um drive de DVD, um HD, mas quase que só isso), não sei quase nada sobre consertar eletrônicos, não sei andar de skate, nem soldar, nem tocar violão... Enfim, há sempre muito o que aprender e continuarei aprendendo um pouco todo os dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário