terça-feira, 3 de março de 2015

"Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina"

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

"Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina" é um artigo muito interessante do também interessante site Papo de Homem, que recomendo a todos, não só a homens. Tomei a liberdade de usar o título nesse post porque tem tudo a ver com o que vou falar.

Infelizmente somos bombardeados por mantras todos os dias, um desses mantras diz que é necessário sempre buscar motivação pra realizar as tarefas chatas: "motive-se pra academia", "motive-se pra estudar", é isso que indiretamente boa parte dos artigos sobre organização tentam enfiar em nossas cabeças, acontece que motivação é algo passageiro e nem sempre funciona. Um exemplo idiota: as gostosas da academia podem te motivar a treinar, mas será que é todo dia que elas realmente te motivarão? E aquele dia que você está com tanto problema que nem pensa em mulher (ah, tá, você é o comedor e pensa em sexo o tempo todo... tá bom...)? Motivação passa, mas se você cria uma disciplina, tudo será realizado de maneira mais eficaz e com a vantagem de disciplina se fortalecer a cada dia, ao contrário da motivação.

Assim como grande parte das pessoas, sou um procrastinador nato, estou sempre empurrando de barriga tarefas chatas sejam elas em casa ou no trabalho. Já cheguei a um ponto de acumular tanta coisa que foi necessário criar vergonha na cara, parar uma semana, só pra resolve-las. Meu maior meio de perder tempo é sem dúvidas a internet. Quando me interesso por determinado assunto fico compulsivo, passo 2 ou 3 dias só buscando informações sobre aquilo, um site leva pra outro, que leva pra outro, que leva pra outro e quando menos espero estou a 4 horas na internet e pior, muitas vezes já até esqueci sobre o que estava buscando. Sorte que não tenho Facebook, mas tenho Whatsapp e trocentos grupos dos mais variados assuntos com pessoas chamando o dia todo. Já consumi mais pornografia, mas mesmo assim é impossível não perder um tempinho todos os dias com isso...

Decidi dar um jeito nisso, ser mais produtivo sem abrir mão do que gosto de fazer. Fazem 8 semanas que estou seguindo um disciplina rigorosa nos meus afazeres, está dando muito certo e acredito que isso se deve a simplicidade do método. Até cheguei a ler sobre métodos de organização, mas me pareceu tudo muito complicado. Sempre tento fazer as coisas da maneira mais racional, simples e objetiva possível, acredito que a complicação só serve pra empacar as pessoas, por outro lado a partir da hora que você começa a fazer uma coisa de maneira simples e vê resultado, acaba sofisticando o método de maneira natural com o tempo. Por exemplo, a 2 anos atrás quando voltei a estudar inglês, investir 1 hora do meu dia estudando era massante, o tempo passou, fui aumentando o tempo e melhorando a maneira de estudo, fui vendo progresso, e hoje minha vida toda está em inglês (gadgets) e passo pelo menos 4 horas por dia em contato com o idioma (inglês é o idioma principal de busca na internet, só busco em português quando o assunto é relacionado ao Brasil).

Corey, como você conseguiu esse progresso e disciplina? Simples, muito simples. Estabeleci uma rotina de afazeres regrada e pouco flexível. Meu método antigo de organização de afazeres era um caderno onde escrevia tudo o que tinha que fazer, como uma lista, e ia riscando as tarefas cumpridas. Aquilo era frustrante porque sempre havia tarefas que simplesmente não desapareciam da lista, seja porque eram chatas demais e eu procrastinava ou porque não dependiam de mim pra serem solucionadas. Isso sem contar a bagunça que aquilo virava. Hoje estou fazendo bem diferente, no domingo a noite faço uma dessas listas com tudo o que devo resolver durante a semana que está por vir, então crio páginas no caderno pra cada dia da semana (como uma agenda), então distribuo as tarefas durante a semana. Por exemplo, se eu tenho que dar banho no cachorro na quarta, não me preocupo com isso na terça. É como se aquela tarefa não existisse, por estar anotada na quarta eu não tenho que ficar olhando pra ela todo o tempo. É mais psicológico que outra coisa, mas a gente tem que ser capaz de enganar nosso próprio cérebro em prol de um objetivo.

O segundo passo, logo após distribuir as tarefas pelos dias da semana é organiza-las durante o dia. Eu faço assim: estabeleço um prazo de tempo pra fazer cada tarefa e escrevo no caderno, no dia correspondente como farei. Nisso incluo também aquelas tarefas diárias como ir pra academia e estudar inglês, veja por exemplo como foi meu dia de ontem (cada dia da semana é diferente do outro:

06:00 - acordar e tomar café
06:30 - academia
08:30 - verificar emails das lojas e fechamentos do dia anterior
09:30 - revisão para a aula de inglês
10:00 - aula de inglês (gramática, Skype com professor da Austrália)
11:00 - estudo de inglês (história dos EUA)
12:00 - preparar almoço, almoçar, lavar a louça
13:30 - cochilo
14:30 - ir pra loja antiga
17:30 - ir pra loja nova
(tenho uma lista de tarefas do que fazer nas lojas)
21:00 - supermercado
22:00 - internet (livre)
23:00 - dormir

Tenho conseguido seguir essa rotina porque levo muito a sério a questão dos horários, como disse, é tudo questão de disciplina, se eu seguir a risca, será possível fazer. Note que há uma margem de tolerância pra todas as tarefas, prefiro fazer tudo com calma e ter tempo sobrando que sobrecarregar e não conseguir cumprir. Se acaso não consigo fazer algo da agenda, coloco para o próximo dia e ataco essa tarefa logo no começo, pra me livrar logo. É uma rotina quase militar, mas tem funcionado pra mim, como disse, é algo simples de ser colocado em prática, por isso funciona.

Acredito que se um dia eu não conseguir cumprir esse tipo de rotina é porque tenho tarefa demais pra tempo de menos, portanto terei que cortar tarefas em prol de conseguir fazer tudo o que preciso. Vejo pessoas sobrecarregadas porque trabalham mais do que deveriam, e o fazem porque precisam de mais dinheiro do que deveriam pra gastar mais do que deveriam... Ou seja, o problema não é falta de tempo, o problema é excesso de tarefas... Eu, por exemplo, não abro mão dos meus exercícios e do meu tempo de estudo, se amanhã estiver sobrecarregado no trabalho, darei um jeito de diminuir as tarefas do trabalho. Simples assim! Automação de processos é algo que ajuda muito, coisas simples como contas em débito automático, softwares que fazem coisas sozinhos, ou seja, usar a tecnologia a nosso favor ajuda demais a otimizar o tempo.

A disciplina ajuda a fazer as coisas no sentido que não preciso estar motivado pra fazer algo, eu só preciso saber o que fazer, quando fazer e durante quanto tempo fazer. O relógio ajuda a não ultrapassar os prazos das tarefas o que me obriga a fazer as coisas de maneira eficaz, sem perder tempo. Uma coisa leva a outra, é um ciclo positivo.

Percebam que a maior parte do tempo é gasto comigo mesmo, com coisas para desenvolvimento pessoal. Trabalho entre 6 e 8 horas por dia nas lojas, 4 dias por semana e só! Sou fodão? Sou o rei da eficiência? Não, claro que não, eu simplesmente priorizo as coisas. Analiso da seguinte forma: as lojas tem funcionários, tenho gerentes, tenho maneiras de controlar fraudes (não que elas não possam existir, mas consigo ao menos minimizar), as lojas estão rodando de uma maneira viável e dando lucro. Por que caralhos vou me matar, abri-las as 7 e fecha-las as 22 todos os dias? Eu não! Faço o meu trabalho, dou orientação aos funcionários e vou cuidar da minha vida. Minha saúde é mais importante que minhas lojas, por isso frequento academia 4 a 5 vezes na semana por 1 hora e meia, por isso preparo minha própria comida todos os dias e por isso faço o possível pra me manter num baixo nível de stress. Meu desenvolvimento pessoal é mais importante que minhas lojas, por isso estudo diariamente inglês e busco conhecimentos gerais na internet, é isso que vai fazer meu futuro mais feliz. Minha vida não é nem nunca será meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário