quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Leis Trabalhistas: Use-as a Seu Favor

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Hoje de manhã estava navegando pela blogosfera e me deparei com o novo post do Pobreta, onde ele conta seu novo plano visando melhora de vida, destaco a seguinte parte:
"Resolvi então dar um basta. Mas é um basta diferente. Eu irei forçar minha demissão sem justa causa para pegar meu FGTS mais a multa que vai dar uma turbinada poderosa no meu patrimônio. Para isso eu não irei mais me esforçar na empresa como faço nem me matar. Irei começar a sair no horário, começarei a ser condescendente, fugirei de responsabilidades e tarefas, serei escrotinho com chefes e irônico. Como meu desempenho é bom na empresa historicamente deve demorar um pouco mas em 2016 é provável que eu seja sacado."
Resumindo: ele pretende forçar sua demissão para sacar o FGTS e então procurar um novo emprego. Ele está errado? É mais um jeitinho brasileiro? Ele é um filho de uma puta? Não, não é! Não, ele não está errado! Infelizmente o sistema o força fazer isso.

Você deve estar se perguntando: "Como assim Corey, logo você, microempresário, está falando que o Pobreta está certo em fazer uma presepada dessas?". Sim, estou falando que ele está certo por dançar conforme a música, não adianta querer ir contra a maré nesse caso, não vai conseguir nada de bom.

Agora veja o que essa atitude do Pobreta vai causar:

1- Ele está insatisfeito com o trabalho e continuará trabalhando lá sem a menor vontade e pior, diminuirá sua produtividade de propósito

2- A empresa terá um funcionário desmotivado que muito provavelmente vai prejudicar o andamento dos negócios e pior, contaminar outras pessoas com pessimismo

3- O Pobreta vai perder um tempo precioso nesse processo de esperar ser demitido e arrumar outro trabalho, sabe Deus quanto tempo isso vai demorar, impossível programar a vida com essa incerteza

Tudo isso e muito mais devido a leis trabalhistas feitas pra "ajudar" o funcionário. Ajudar o caralho! Leis trabalhistas fodem com a vida tanto do patrão quanto do funcionário. Num sistema livre de tanta legislação trabalhista como nos EUA um caso desse jamais existiria. O funcionário não tem um teco da sua renda sendo extorquido pelo governo paternalista que tenta nos ensinar como poupar para a aposentadoria, logo num caso desses é tudo muito fácil: o cara se demite e parte pra outra. Simples assim.

Claro que algumas empresas possuem o 401k que é um especie de previdência privada das empresas, mas não é obrigatório. Se você achar melhor receber seu salário integral, assim será. Essa canalhice de FGTS é mais uma coisa que impede o progresso das empresas no Brasil.

No meu caso, por ter uma proximidade grande com os funcionários consigo perceber quando alguém quer sair, seja por feeling, porque outro funcionário me contou ou simplesmente porque o cara se sente livre pra me contar. Sempre que possível faço acordos de maneira que a galera possa sacar  o FGTS e arrancar o seguro desemprego do governo. Está errado? Sim, claro que está, mas o que não está errado no Brasil? Nunca tive um problema trabalhista por fazer acordos e se acontecer vou pra cima também, tenho um bom advogado que já inclusive arrancou dinheiro de cliente espertinho que tentava tirar proveito da minha empresa.

Penso assim: o Pobretão não está errado em fazer uma manobra dessas, assim como grande parte dos funcionários não estão errados em usar atestados e licenças a seu favor. Se o sistema é assim, dance conforme a música. Palavra de um microempresário cansado dessa porra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário