domingo, 30 de outubro de 2016

Dicas de Comerciante: Máquinas de Cartão

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Estamos passando por uma revolução digital que veio pra ajudar muito o comerciante. As máquinas de cartão independentes tipo Moderninha do PagSeguro chegaram pra esmagar a cara da Cielo e Rede, as empresas mais malditas do mundo das grande do setor. O custo de maquininhas de cartão é um estupro e deve ser raspado ao osso.

Como você já deve ter visto nas propagandas, as maquininhas independentes são compradas e não alugadas. Existem diversas no mercado mas a mais famosa é a Moderninha do PagSeguro. A propaganda diz: "com 6 meses do aluguel das outras você compra a Moderninha e se livra do aluguel" Isso não é totalmente verdade porque ao custo de 12x 69,90 você paga o equipamento com apenas 3 meses de aluguel de uma Cielo ou Rede sem fio cujo aluguel sem negociação gira em torno de 130,00. Ok, ponto positivo, mas a outra inverdade não é tão saborosa: você não consegue se livrar totalmente do aluguel: a Moderninha e suas parentes não aceitam A PORRA DO CARTÃO ELO DÉBITO.

Essa desgraça do cartão ELO é mais uma daquelas sacanagens criadas pra foder com vida dos outros em troca de lucro. (Falei igual um socialista agora, rsrs! Que fique claro, eu corroboro com a posição totalmente capitalista e livre da Cielo em criar algo onde possa explorar e ganhar dinheiro mas isso não quer dizer que eu vá acariciar a ideia). É óbvio que a Cielo criou essa porra pra não perder espaço no mercado de maquininhas uma vez que depois que a aceitação de Visa/Master passou a ser possível tanto na máquina da Rede quanto da Cielo (por volta de 2009) eles devem ter perdido mercado já que vários comerciantes que tinham 2 máquinas passaram a cancelar uma delas reduzindo custo. Inicialmente o Elo era aceito somente na Cielo o que forçava o comerciante a ter a maquininha deles já que grandes bancos como Bradesco e Caixa passaram a emitir Elo como sua bandeira principal. Atualmente o Elo também é aceito na Rede e GetNet porém ainda não é aceita pelas Moderninhas e suas parentes...

Algumas outras bandeiras específicas também não são aceitas pelas Moderninhas, mas essas são de nicho como cartões de benefício e tickets refeição o que acaba não sendo grande transtorno porque quase sempre esses cartões possuem outros meios de captura como URA (via telefone).

Após feedbacks positivos de colegas comerciantes decidi embarcar nessa onda das maquininhas compradas e não alugadas e momento não poderia ser melhor, comprei Moderninhas Pró na semana do lançamento. A grande vantagem desse modelo é a possibilidade de imprimir comprovante o que as demais não fazem. Estou muito contente com o desempenho delas, são rápidas por conectarem via WiFi (além de terem chip de celular integrado), a transferência de valores da conta do PagSeguro para a conta da empresa é grátis porém os valores demoram em torno de 2 a 3 dias pra cair (poderia ser de um dia para o outro), eles tem um gerenciador que pela primeira vez na vida consigo saber quanto tenho pra receber, quanto paguei de taxa por operação, etc. A Rede está engatinhando nesse quesito com um gerenciador que embora "usável" tem um delay de 2 dias, ou seja, não serve pra muita coisa. As taxas do PagSeguro são muito melhores que a concorrência e a transparência dos custos é o grande ponto forte.

Existem várias outras maquinas semelhantes como as do Mercado Pago mas nenhuma imprime comprovante o que ainda é importante pra muita gente, principalmente idosos.

Hoje a Moderninha é a principal, seguida pela Cielo ou Rede pra aceitar a merda do Elo. Uma semana depois que comecei a usar a Moderninha recebi ligações da Cielo e Rede perguntando o porquê minhas vendas despencaram. Ahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!! Parece que o jogo virou, não?! Pra resumir: cancelei as Cielo e consegui taxas melhores com a Rede (na verdade um pacote pré pago onde pago 200 conto por mês incluindo aluguel e taxas até um limite de uso). Viva a concorrência, a tecnologia e o mundo digital.

Não ganhei nada do PagSeguro pra escrever esse post. Se parece propaganda é porque o produto é bom mesmo (toda vassoura nova varre bem, vamos ver depois...). Paga nóis PagSeguro!

O comerciante deve ficar esperto com as oportunidades de reduzir custo. Uma coisa que estou namorando é a contabilidade digital que promete reduzir 5 vezes os custos contábeis. Mas isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário