quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A Importância do Anonimato

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Além da Brasileira, acompanho a blogosfera Americana e sabe qual a maior diferença? Por lá ninguém (ou quase ninguém) é anônimo, a grande maioria dos blogs americanos tem foto do blogueiro, do carro do blogueiro, do cachorro do blogueiro... Mas sabe qual outra grande diferença entre nós e eles? Nós entramos em assuntos polêmicos, nós discutimos nos comentários, nós falamos sobre ideias politicamente incorretas, a gente fala palavrão, a gente dá dicas FODAS para os outros... E sabe por quê? Porque somos anônimos e por não nos expormos podemos dar um passo a frente e nos colocarmos em situações fora da zona de conforto, o anonimato nos protege.

Poucos blogs americanos saem da lenga lenga de "melhores investimentos pra 2017", "como economizar margarina", "como me aposentei em 5 anos ganhando mil dólares por mês", etc. Os blogs americanos são todos profissionalizados, com design bacana e claro, muitos anúncios e posts de isenção duvidosa. É óbvio que grande parte dos blogueiros busca somente grana com cliques (sabe-se lá como isso funciona) ou vendendo cursos dos mais variados gêneros. Não tiro o mérito de excelentes blogs profissionais que temos aqui no Brasil, muito pelo contrário, acho bacana quem faz isso, quem busca uma fonte de renda com o blog e quem o deixa com cara mais profissional, mas a diferença é que mesmo esses são muito melhores aqui no Brasil que lá fora. A grande cartada da blogosfera brasileira é o amadorismo, a aparência feia e underground da maioria dos blogs (incluso o meu), coisa que não existe lá fora.

É nítido que o blogueiro médio brasileiro faz isso por tesão, ele sente prazer em escrever, com compartilhar seu conhecimento oriundo muitas vezes de perdas financeiras. Veja que coisa maravilhosa é isso: eu me fodo, perco uma grana lazarenta, venho aqui na internet, escrevo sobre a cagada que fiz, aponto meus erros e vejo o que poderia ter feito certo, isso me faz aprender ainda mais com a bosta que aconteceu porque tudo que é registrado você aprende melhor e você, leitor, vem aqui e pega toda essa informação DE GRAÇA! Caralho, se for somar todo dinheiro enfiado no cu por nós blogueiros e que foi revertido na forma de conhecimento gratuito com certeza dará alguns milhares senão milhões de reais!!!

Claro que assumir cagadas e contar seus erros em rede nacional não é fácil, por isso o anonimato é importante e é aqui que quero chegar. Recentemente perdemos mais um colega de blogosfera, o Doutor Honorários porque pelo que tudo indica teve sua identidade revelada. (Uma coisa bizarra aconteceu entre o DH e eu: por algum motivo o blog dele sumiu do meu blogroll e fiquei meses (anos?) sem encontra-lo, o que acabei fazendo recentemente, sorry DH). Assim como DH perdemos MUITOS companheiros de blogosfera devido a identificação, veja que estou aqui desde 2012 e todo ano vejo essa triste história se repetir...

A atitude de deletar o blog é perfeitamente plausível e provavelmente é o que eu faria nessa situação. Entenda que a grande maioria de nós não ganha 1 real pra manter uma produção de conteúdo fantástica e aí vem algum filho-de-um-puta cidadão e revela nossa identidade. Portanto minha mensagem aqui é a seguinte: se você gosta de ler os blogs de finanças, se aprendeu algo conosco ou mesmo se sua vida mudou drasticamente após conhecer nossos blogs (todos os dias vejo gente dizendo isso e acredito que seja verdade), se você por algum motivo descobrir a identidade de um blogueiro faça somente uma simples e singela coisa que não exige nada, absolutamente nada: FIQUE NA SUA, CALE SUA BOCA, CONTROLE SEUS DEDOS NO TECLADO E JAMAIS CONTE A NINGUÉM, NEM PRA PESSOA IDENTIFICADA. Simplesmente ignore isso e toque em frente, isso é o mínimo que você pode fazer, o mínimo de pagamento que você pode nos dar por todo o conhecimento foda que por anos nós te demos de graça. Perceba que não queremos dinheiro em troca de conteúdo (e aqui me sinto a vontade de falar em nome dos outros blogueiros), queremos somente nosso anonimato. A blogosfera depende do anonimato e você, descobridor de identidades, não é bem vindo entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário