sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Independência Financeira: o termo mais lindo que existe!

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Acho que todas as pessoas já ouviram ao menos falar de alguém, normalmente um comerciante ou industrial, que “vive de renda” ou “vive de aluguel”. O estereótipo é um senhor de 50 à 70 anos, que anda com um carrinho não muito velho, e que anos atrás trabalhou muito já que quando chegou de Portugal/itália/nordeste era um pé-rapado e hoje é o “dono de metade dos prédios do Bairro X”. Pois bem, era isso que eu pensava até um tempo atrás.

Descobri que esse negócio de “viver de renda” não é algo tão impossível quanto eu imaginava, e que isso se chamava Independência Financeira. Descobri que ao contrário do senhorzinho sexagenário, eu poderia atingir essa meta muito cedo, mas em comum com ele, precisaria trabalhar bastante. Não necessariamente um trabalho braçal e muito menos durante décadas. Talvez um trabalho mais intelectual durante alguns anos tb desse conta da tarefa.

Por que eu quero a Independência Financeira?

Bom, essa pode parecer uma pergunta cretina, mas cada um tem um objetivo na vida. Veja só: O Pobretão (http://vidaruimdepobre.blogspot.com/) faz economias violentas para fugir do trabalho que o castiga; o Heavy Metal (http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/) já tem uma bela poupança mas precisa de mais pra manter o padrão necessário. Li no blog de alguém (não lembro quem, desculpe) o conceito de semi-aposentadoria, que achei muito interessante, resumindo o cara busca uma renda passiva que complemente um salário de um trabalho mais leve. Ou seja, todos querem a IF, cada um busca de um jeito e tem seu motivo.

Meus motivos:

1º Sou extremamente preguiçoso. Modéstia a parte tenho facilidade de aprendizado, sempre fui um bom aluno mas de uns tempos pra cá me tornei meio vagabundo. Não tenho saco pra estudar, aprender coisas novas e muito menos trabalhar. Isso não quer dizer que eu não faça essas coisas, mas só o faço qd é necessário.

2º Não gosto de trabalhar. Essa é clássica, quase todo mundo que não é demagogo reconhece que não sente prazer trabalhando. Acredito que existam pessoas que realmente gostam do trabalho, mas acho que são poucas. Pode ser que eu ainda não tenha encontrado o trabalho ideal e amanhã mude de idéia, aliás, não vejo problema em mudar de idéia.
Talvez trabalhar em algo operacional referente à minha formação universitária me traga um pouco mais de prazer. É nisso que acredito qd digo que quero ser empregado, afinal, cursei uma faculdade que tenho afinidade, logo trabalhar na área deve ser legal.

3º Tranquilidade financeira. Como eu disse, ainda não sei o quanto preciso e nem quando conseguirei a IF, tb não sei o que farei qd isso acontecer, mas o simples fato de não precisar trabalhar pra comer, beber e vestir já dá segurança pra fazer alguma loucura, mudar o rumo da vida, essas coisas...

4º Flexibilidade de tempo: tem coisas que só são possíveis para quem tem tempo, aliás, aquela frase “quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro” está certa! Se vc trabalha muito, acaba perdendo muitas oportunidades de ganhar dinheiro.

E pra vc? Quais são seus motivos pra buscar a IF?

Nenhum comentário:

Postar um comentário