segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Primeiros contatos com a Bolsa

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Assim como acontece com a maioria das pessoas, a renda variável (rv) sempre foi algo totalmente desconhecido e como tudo que é desconhecido, me colocava medo. Como eu disse num dos primeiros posts, esse ano tenho a meta de aprender sobre rv e quem sabe começar a investir na bolsa.

Acompanho há muito tempo o “Clube do Pai Rico” (www.clubedopairico.com.br), pra quem não conhece ta aí uma excelente fonte de conhecimento, principalmente sobre rv. O Zé, criador do site, é investidor da bolsa e criou até algumas séries de artigos onde conta como é sua estratégia de investimentos. Confesso que nunca consegui ler nenhuma dessas séries até o final pq me sentia meio perdido logo no começo. Percebi que meu nível de conhecimento sobre ações é o mesmo sobre a história da Suécia, então decidi começar buscando informações extremamente básicas. No próprio Clube do Pai Rico, vi uma sugestão de leitura do Zé: “O Mercado de Ações em 25 Episódios” de Paulo Portinho.

Comprei o livro há algum tempo, mas só agora tomei vergonha pra ler. Aprendi bastante, o autor usa uma linguagem clara e o livro é escrito em capítulos individuais que podem ser lidos em qualquer ordem, mas eu recomendo a leitura na sequência. O livro trata do método do INI (Instituto Nacional de Investidores) caracterizado por 5 passos:

  1.  Investir regularmente, independente das condições do mercado;
  2. Reinvestir todos os ganhos obtidos no mercado;
  3.  Comprar somente empresas com bom histórico de crescimento e lucro e com boas perspectivas de mante-lo;
  4. Diversificar a carteira;
  5.  Prestigiar empresas com boa governança corporativa


Seguindo esses passos, segundo o autor, é possível investir no longo prazo visando a aposentadoria ou mesmo a comprar de um bem de valor elevado, sem muitas influências de altas e baixas, preservando os investimentos.

O livro é ótimo, trata de investimento em ações no longo prazo, e me ajudou a clarear as idéias sobre rv, tanto que já estou lendo mais a respeito. Porém, um efeito muito engraçado aconteceu comigo: percebi que minha tolerância à perdas talvez não seja tão pequena quanto eu imaginava, então estou começando a me interessar por operações à curto e médio prazo e acho que conseguirei me liberar, um pouco, do medo excessivo da perda. 

Comecei a brincar no UOLinvest e no Folhainvest, pra quem não conhece, esses são simuladores de Home Broker. Você faz um cadastro e “ganha” 200k e uma carteira de ações. A partir disso, vai movimentando como se fosse real, as ações são reais, as cotações também (com 15 minutos de delay). No UOL montei uma carteira visando o longo prazo e na Folha estou fazendo uns trades curtos. É muito legal, indico pra quem tem medo de ser engolido pela Bovespa, rsrs!

Lembro a todos que estou viajando, portanto demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário