Lendo blogs, artigos e livros, cheguei a conclusão que as pessoas possuem basicamente dois motivos pra controlar a grana e investir. São eles:
1º Ficar rico: a pessoa passa a procurar informações sobre educação financeira, investimentos e gestão visando o objetivo de ter muito dinheiro para poder gastar muito com “coisas de rico” tais como carros de luxo, mansões ou apartamentos duplex, roupas e acessórios de grifes renomadas, etc.
2º Ser financeiramente independente: assim como o cara que deseja ser rico, este se contenta por levar uma vida equilibrada porém sem ter que trabalhar pra mante-la. Muitas vezes esse cara tem que abrir mão de luxos para realizar seus objetivos.
Eu sou o segundo sujeito. Não posso negar que o status, carros de luxo e alguns tipos de gastanças não me atraiam, mas pra mim o mais importante é ter uma vida mais simples, com menos coisas, menos acumulação, menos gastos e mais tempo disponível, mais viagens, mais baladas, etc. Tenho os meus luxos: sou um apreciador (não conhecedor) de wiskyes escoceses com mais de 12 anos, fumos coronas cubanos regularmente e não ligo em pagar 25 conto numa tequila pra minha esposa numa balada bacana. Outra coisa que me seduz são viagens, sejam elas pra onde forem. Para manter esses meus pequenos delitos, abro mão de roupas de marca, ando de carro 1.0 usado (com ar e direção, outro luxo que não abro mão, rsrs) e moro num apErtamento. Sou um cara comum, uma figura normal, o famoso “pacato cidadão” que vc vê na rua toda hora, mas tenho muitas horas de vôo e de navegação em navios de cruzeiro além de carimbos no passaporte.
Não tem segredo, a vida é feita de escolhas, vc pode ter um salário de 10k e torrar tudo ou vc pode gastar 5k e investir os outros 5. Eu optei por levar um padrão de vida bem inferior ao que poderia ter. Vejo alguns amigos no Facebook em fotos com roupas de grife e posando ao lado de carros coreanos, mas reclamando do dia de trabalho na segunda feira... Como eu disse, estou num período sabático, quando eu voltar ao trabalho também irei reclamar, mas saberei que essa reclamação tem prazo pra acabar e não será eterna como a dos outros.
Nunca criticarei os caras da primeira opção, aqueles que querem ser ricos e torrar pra caramba, se não forem eles, não teremos Ferraris pra olhar ou apartamentos de luxo pra espelhar a decoração de nossas quitinetes, tampouco teremos ações pra comprar de suas empresas. Isso não é pra mim, não quero ter uma rede de lojas, trocentos empregados e morar em Moema. Eu quero continuar andando a pé sossegado pelas ruas, sem ser notado, e tomar meu Blue Label na sala do meu apartamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário