quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Meu futuro financeiro

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Quem acompanha o blog sabe da minha atual situação profissional: vendi minha empresa e estou dando um tempo, pra descansar de tudo e de todos, o chamado “período sabático”. Porém, como tudo que é bom dura pouco, esse período está acabando, claro, a grana acaba, rsrs!!! Tudo foi muito planejado, eu precisava de uma pausa longa pra descansar, já que trabalhei muito nos últimos 12 anos, e para ter um gostinho do quanto é bom não precisar trabalhar pra sobreviver.

Reservei uma boa quantia de dinheiro pra isso e felizmente a conta foi certa, aliás, até estiquei mais um pouco. Agora preciso trabalhar novamente. Meus aportes pra formação da massa crítica pra independência financeira estão garantidos, já que boa parte da grana vem das prestações da empresa que vendi, mas meu dia-a-dia não está ganho, pelo menos por enquanto.

Tenho basicamente 2 alternativas: arrumar um emprego formal ou comprar outra loja. (poderia virar Day Trader, mas por enquanto não tenho conhecimento pra isso), vejam as vantagens e desvantagens:

1- Arrumar um emprego formal:

Ø  Vantagens: possibilidade de fazer algo que realmente gosto, que tenha a ver com minha formação acadêmica; salário suficiente para manter minha vida com sobra; gozar de benefícios que deixam o salário mais líquido; trabalhar “apenas” 44 horas semanais; sair do trabalho e deixar os problemas nele; formação de network, em caso de enjôo, desespero, surtamento e outras complicações, ter a possibilidade de demição.
Ø  Desvantagens: perda de flexibilidade de tempo (ter que cumprir um horário pré estabelecido); ganhos engessados, impossibilidade de alavancagem (ver item abaixo).

2- Comprar outra loja:

No ramo que tenho experiência é muito comum a compra de empresas sem entrada, ou seja, o comprador paga um valor mais alto ao vendedor, porém não dá 1 real de entrada. Ou seja, faz alavancagem, findadas as prestações, a empresa é do comprador, sem que ele precisasse colocar 1 real no negócio. É um negócio ao estilo Kiyosaki. Eu tenho a oportunidade de fazer um negócio assim.

Ø  Vantagens: a principal é a possibilidade de alavancagem, posso comprar uma loja usando essa estratégia e quando ela estiver paga, posso vende-la; flexibilidade de tempo (embora trabalharei mais, posso ajeitar os horários); possibilidade de contratar funcionários pra trabalhar no operacional; possibilidade de aumento de renda, possibilidade de ganhar uns anos na formação da massa crítica.
Ø  Desvantagens: posso quebrar, pior, quebrar com dívida a pagar, o ramo é bem concorrido e sofre com problemas que complicam de sobremaneira a administração e o fluxo de caixa; ficarei amarrado à um negócio que não gosto somente pra ganhar mais dinheiro; colocando funcionários no operacional, meu pro labore poderá ser menor que o do salário de empregado; distanciamento da minha formação acadêmica; outros pepinos que todo empresário sabe.

Ainda não sei o que irei fazer, aceito sugestões e idéias novas. Lu, desculpe por copiar seu sistema de V e DV. Pobretão: se eu virar propriOtário de novo, prometo não chicotear meus funcionários.

Lembro a todos que estou viajando, portanto demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário