quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Período sabático: um tira-gosto da independência financeira

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Fazem 6 meses que eu não trabalho, desde que vendi minha empresa resolvi tirar um período sabático. O que é isso? Período sabático é uma pausa das atividades de trabalho onde o cara busca descansar, viajar, ou simplesmente fazer qualquer coisa que fuja da rotina normal do dia-a-dia. Simplificando: é um período que vc opta por não trabalhar e fica coçando o dia todo, ou numa hipótese melhor vc viaja, faz cursos, medita... Já li definições do tipo: “período sabático é como se todo dia fosse sábado”, mas isso só vale para os abençoados que trabalham de segunda à sexta.

Pois bem, eu estava com o saco cheio da minha vida de “empresário” (a palavra é muito bonita, mas poderia ser substituída por escravo), tinha algumas dívidas e nenhuma, mas nenhuma vontade mesmo de crescimento. A empresa estava num bom momento, com potencial de crescimento, mas com um líder de merda a frente dela. Resolvi desocupar a moita, peguei a grana da entrada, zerei o resto das dívidas e decidi que iria ficar um período vagabundando.

Nesse curto período aprendi algumas coisas:

1º - ter grana pra se manter sem precisar trabalhar é fenomenal;
2º - trabalhar é realmente uma merda;
3º - não senti falta do trabalho em si, mas sim de uma ocupação;
4º - aprendi ser ainda mais frugal e minimalista (falarei disso mais adiante), o que antecipará minha IF;
5º - aprendi a valorizar o tempo. Tem coisas que são inimagináveis pro trabalhador normal: dormir às 4 da manhã, ir ao banco de bermuda numa quarta feira ao meio dia, ficar 1 mês praticamente sem colocar sapatos, sair de balada em plena segunda feira, viajar fora de temporada, topar todos os convites de churrasco, cervejadas e baladas, etc. Isso só é possível pra quem tem tempo, e pra ter tempo é preciso ter dinheiro trabalhando pra vc.

Resumindo: trabalhar é mesmo uma perda de tempo e sim, há coisas muito mais interessantes na vida de uma pessoa.

E assim estou, mas com os dias contados. Tudo correu conforme previsto, agora terei que voltar ao trabalho pra ganhar a sobrevivência, ao menos que eu queira torrar a grana que ainda tenho por receber, que não é o caso.

O que irei fazer? Ainda não sei. Tenho oportunidade de comprar outra empresa, através de alavancagem, num ramo diferente que o meu costume, mas não sei se terei paciência pra encarar. O mais provável é que eu arrume um emprego e me mantenha com ele até minha poupança engordar. Mas isso são cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário