terça-feira, 26 de junho de 2012

Emprego X Trabalho

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Semana passada falei sobre semi-aposentadoria aqui e aqui, o Investidor Defensivo, primeiro da comunidade que debateu o tema, voltou ao tema aqui, e abordou algo muito interessante: a diferença entre emprego e trabalho.

Segundo o Investidor Defensivo:

Emprego: Atividade que você é paga para fazer. Você pode até gostar, mas não tem a liberdade de horário e recebe ordens que devem ser executadas você concordando ou não. E pior. Às vezes atividades praticamente inúteis ou muito repetitivas. Praticamente é o chamado empregado ou trabalhador, mais comum hoje em dia.

Trabalho: Atividade que você gosta e considera. Possui uma boa parcial ou  total liberdade de horário. É pago por isso. Você pode recusar clientes, caso queira. O conceito se aproxima ao trabalhador autônomo, mas sem tanta dependência em relação ao dinheiro e tempo. E um prazer imenso de realizar a atividade.



Basicamente, uma semi-aposentadoria seria a situação onde você obtém renda vinda dos investimentos (dividendos, cupons de juros, etc) e do trabalho, ou seja, pra se manter você utiliza renda passiva e renda proveniente de uma atividade que tenha prazer em fazer.

O fato é que pouquíssimos de nós estamos satisfeitos com a atual atividade econômica, não importa se somos empregados de alguma empresa, funcionários públicos ou empresários (meu caso). Trabalhar é uma merda, pronto e acabou!!! Não acredito em amor ao trabalho, acho pessoas workaholics doentes. Porém ainda acredito que é possível trabalhar com algo que traga certo prazer ou ao menos não seja tão desgastante, também acredito que ficar de bobeira pro resto da vida não é algo salubre, muito pelo contrário, precisamos ter uma ocupação.

Vou relatar minha situação. Sou proprietário de empresa, mas me sinto empregado. Sou muito bem pago pra administrar os negócios, mas não tenho liberdade de horários, trabalho mais de 90 horas por semana, não recebo ordens de chefes, mas tenho muita responsabilidade com funcionários e clientes. Não posso mandar todos pra pqp como tenho vontade frequentemente. Minhas atividades são repetitivas e fico muito tempo ocioso. Ou seja, as características da minha atividade batem com o conceito de emprego do ID.

Por outro lado, um bom trabalho pra mim seria algo relacionado com minha formação acadêmica, ou seja, aquilo que resolvi estudar por gostar do assunto. Infelizmente esse trabalho não teria muita flexibilidade de tempo, mas poderia trabalhar como uma pessoa normal: 40 horas por semana, ter folgas, férias, benefícios, etc. Por outro lado, minha empregabilidade é boa, mesmo estando a tempos fora do mercado, e a remuneração, por menor que seja, é mais que suficiente para manter minha vida.

Obviamente essa "troca" de emprego para trabalho não é algo tão simples e viável pra todos, cada um vive uma realidade diferente, mas e você? Já considerou trocar seu emprego por um trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário