sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semi Aposentadoria - Parte 2

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Essa é a continuação do meu post sobre Semi Aposentadoria, recomendo a leitura do anterior aqui.

Como disse, pretendo conseguir minha IF através de etapas, ou seja, Semi Aposentadoria, para isso, vou rever meus investimentos de maneira a priorizar fluxo de caixa além, é claro, do crescimento da carteira. Pretendo estabelecer etapas onde meus gastos sejam pagos com renda proveniente dos meus investimentos. As etapas previstas são:

1- Despesas anuais: IPTU, IPVA, licenciamento e seguros;
2- Condomínio e Plano de Saúde;
3- Luz, gás, internet
4- Viagens;
5- Combustível, alimentação, lazer

Escolhi o IPTU, IPVA, licenciamento e seguros pra primeira etapa por serem gastos anuais, ou seja, é mais fácil modelar um investimento para gerar renda uma vez por ano, além disso, são coisas que eu não gosto de pagar, rsrs! Em 2º vem condomínio e plano de saúde que são possíveis de negociação anual. A ordem das demais etapas pode ser alterada.

Focando na primeira etapa determinei alguns pré requisitos:

1- Prazo pra usufruir: vou usar os rendimentos desse investimento para pagar as despesas anuais de 2014;
2- Modalidade: LCI-DI de 1 ano (caso o investimento fosse feito hoje);
3- Montante investido: R$ 40.000,00
4- Início do investimento: dezembro de 2012; término: dezembro de 2013

Atualmente essas despesas são pagas com uma verba provisionada mensalmente que será destinada a outro tipo de investimento. Na prática, vai dar na mesma, já que esse dinheiro provisionado todo mês entrará na carteira de investimentos ao mesmo tempo que parte do rendimento da carteira será gasta para pagar os impostos e seguros. A importância acaba sendo mais psicológica e de disciplina pra seguir o foco de determinado investimento. Acredito que a sensação de ter parte dos gastos sendo pagos por renda passiva deverá ser muito boa.

Em dezembro de 2013, sacarei somente o rendimento dessa aplicação e reaplicarei para a mesma finalidade: rentabilizar para pagar meus impostos/seguros em 2015. Assim gradativamente farei "semi-poupanças" para cada etapa. Na pior das hipóteses, por algum motivo, não queira mais aportar, parte dos meus gastos já estão cobertos. Alguns cuidados que deverei tomar:

1- Compensar a inflação das despesas;
2- Compensar possíveis alterações dos gastos (por exemplo: troca de carro = IPVA maior);
3- Balancear anualmente o montante a ser investido;
4- Procurar a melhor alternativa no momento do investimento (não só aplicar na mesma coisa do mês anterior)

Dessa maneira, daqui pra frente, meu foco principal não é aumento de patrimônio, mas sim, formação de fluxo de caixa de maneira que me permita cumprir etapas da minha semi-aposentadoria. Não estipulei datas e demais características parar as demais etapas, isso ficará para uma próxima fase, mas pretendo atingir pelo menos a 1ª e 2ª etapas já em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário