domingo, 7 de julho de 2013

Planejamento 3º trimestre 2013

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor. 

Na minha última postagem, fiz um breve balanço de como foi o meu primeiro semestre de 2013 comparando com as metas traçadas para o período, resumindo, quase tudo correu como previsto. O que mais foi alterado foram os investimentos, cheguei a conclusão que é besteira traçar um planejamento anual, então a partir de agora farei planos trimestrais, essa postagem é sobre isso, os planos para os meses de julho, agosto e setembro de 2013.

Investimentos

Devido ao meu novo negócio, não conseguirei atingir a meta de ter R$ 250.000,00 em investimentos financeiros em dezembro de 2013. Devido a forte queda das cotações dos ativos que vem acontecendo nas últimas semanas, provavelmente também não conseguirei atingir a meta de 6% de rendimento bruto no ano. Então para a formação das novas metas mensais de patrimônio usei como parâmetros aporte zero e rentabilidade zero. Em outras palavras, espero chegar em setembro com o mesmo patrimônio que tenho hoje. Isso abre uma margem para mais quedas, essa margem deve ser coberta pelo reinvestimento dos proventos. Vai dar certo? Não sei! Faz sentido? Provavelmente não, mas é uma maneira que achei pra enfrentar os dois problemas relacionados no começo do parágrafo.

O gráfico de patrimônio fica assim:




A meta da taxa de riqueza (valor total dos proventos recebidos em 2013 dividido pelo valor total das despesas do ano) continua fixada em 0,4.

Vida Pessoal

A administração remota da loja está dando certo, ainda é cedo to run the numbers mas é fato que o modelo que montei, modéstia a parte, está dando muito certo. Pretendo durante esse trimestre continuar me dedicando aos estudos de idiomas e musculação, além de voltar a estudar assuntos relativos a minha formação acadêmica. Por que Corey? Porque tenho uma grande vontade de trabalhar nessa área, acredito que esse momento está chegando, o mercado de trabalho está favorável, mas faz tempo que saí da faculdade, preciso me reciclar antes de querer trabalhar na área. Quero entrar no mercado de trabalho por três motivos:

1º Trabalhar com algo que realmente gosto. Tenho total consciência que terei grandes dificuldades e problemas de colocação, também sei que voltar a trabalhar como empregado após anos de microempresário não será tarefa fácil, mas quero tentar.

2º Pelo que tudo indica, conseguirei a independência financeira muito cedo, e não pretendo ficar sem ocupação profissional full time, então acho legal achar algo que me de um mínimo de prazer de trabalhar.

3º Não acredito em taxa de retirada segura (recomendo a leitura do excelente post do Médico Investidor sobre esse assunto aqui), também não acredito que chegará o dia que saberei tanto sobre investimentos que conseguirei me dedicar somente a eles e que sobreviverei ad eternum deles. Então acredito que precisarei sempre estar antenado com alguma possibilidade de ganhar dinheiro de maneira a garantir possíveis crises que nem imagino como poderão ser.

Além dos estudos, pretendo fazer uma viajem nesse trimestre, porém isso vai depender de alguns fatores tais como folgas da Bia e se estaremos dispostos a roubar um pouquinho da viajem do fim de ano pra fazer uma agora...

Bom, é isso, pretendo fazer uma nova postagem dessa no começo de outubro além de comparar o desempenho estimado com o realizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário