sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa – Mais um feriado pra ferrar com o empresário

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Eu já comentei na época do carnaval, mas vale a pena voltar ao assunto. Feriados só servem pra ferrar quem depende do varejo. Tudo bem que alguns varejistas ganham muito dinheiro nessa época, principalmente mercados e lojas de chocolate, mas mesmo esses arriscam muito pra conseguir ganhar algum e no final acabam não tendo um lucro tão alto assim.+

Veja bem, imagine que você é o dono de uma “Cacau Show” da vida. A páscoa vem chegando, você sabe que é uma das melhores, quiçá a melhor, época de ganhar dinheiro no ano. Mas como você irá ganhar dinheiro? Vendendo chocolate, oras... Mas pra vender chocolate você tem que comprar chocolate, muito mais do que você está acostumado. Digamos que você projete vendas 50% maiores que o normal, logo sua compra será 50% maior, ou 60% já que é melhor sobrar que faltar. Dizer “não tenho”, “acabou” ou “esgotou” ao cliente é algo que dói no peito de qualquer comerciante.

Pois bem, se você terá um movimento maior, você deverá manter o mesmo atendimento que nas épocas normais. Atendimento bom vende mais, isso é óbvio. Vendedores treinados podem persuadir compras e isso põe mais dinheiro no seu bolso. Para manter o nível de atendimento melhor você deverá ter mais funcionários, digamos 50% mais funcionários que o normal. Então se você tem 2 funcionários, na páscoa você terá que contratar mais 1, mesmo que temporário. Também deverá pagar umas quirelas a mais ao “segurança”, já que sua loja ficará aberta até mais tarde. Irá gastar mais com energia elétrica, já que estamos numa época quente e o ar condicionado deverá trabalhar mais, fora as lâmpadas acesas por mais tempo. Você faz panfletos pra divulgar as promoções de páscoa e contrata entregadores que, com sorte, não jogarão seus caros panfletos na lixeira.

Então você compra 60% a mais que o normal, contrata mais uma pessoa e chega a semana santa. O movimento vai gradativamente aumentando e hoje, sábado de aleluia, a loja bomba, tem gente saindo pelo ladrão! Um colega de blog, com sua cabeça aberta fora da caixa, passa em frente a sua loja e pensa: “nossa! O dono dessa loja deve estar rindo sozinho, afinal tá enchendo o bolso!”.

Domingão de páscoa chega, você come um rango com a família, tem um merecido descanso a tarde, assiste o Pânico na Band, vai dormir e sonha com as Panicats. Acorda todo contente, vai pra loja fazer sua contabilidade. Relatórios aqui, levantamentos e balanços de lá. Sua venda aumentou bastante na Páscoa: 40%; houve uma perda de 5 a 10% de ovos quebrados e furtos, já que a loja ficou cheia e foi impossível controlar tudo. Ah! Você pagou sua terceira funcionária e deu um agrado ao segurança. Não contabilizei o aumento dos royalties para a franqueadora (venda maior, royalties maiores). Quanto de dinheiro você ganhou além do que ganharia numa semana normal? Com sorte você empatou! Isso sem contar o desgaste físico.

Pior é quando chega dezembro e você é lojista de shopping. Adivinha quem paga aquela BMW que todo shopping sorteia no fim do ano? O lojista, claro! Além disso vem o “justíssimo” 13º aluguel. Isso mesmo que você leu, todo lojista de shopping paga 13 aluguéis no ano. É por isso que investir em ações de administradoras de shopping é um bom negócio. Isso sem contar o 13º e bonificações dos funcionários. Quantos ganharão mais dinheiro em dezembro? Imaginem como é complicado controlar o fluxo de caixa de uma empresa dessas. Não é a toa que muita gente quebra.

Boa Páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário