quinta-feira, 12 de julho de 2012

Empreendedorismo: Franquias, Empresas Pouco Lucrativas e Pagar pra Trabalhar

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Bom dia a todos!

O Lord publicou na forma de postagem os comentários que o Sr. Foda Low Cost publicou no blog dele. Recomendo a todos que leiam, o texto tem muita qualidade e principalmente realidade. Aproveitando a deixa, hoje vou falar sobre alguns mitos do empreendedorismo.

Franquias

Já faz algum tempo que as franquias se consolidaram como "a maneira mais segura de alguém empreender". Um conceito pautado na padronização e sistematização onde o empreendedor (franqueado) paga para o franqueador pelo direito de usar uma marca, seu know how e seu modelo de negócio. Há inúmeras vantagens de se optar por uma franquia, dentre elas: menor chance de quebra, presença de um gestor especializado, treinamento anterior a operação do negócio, documentação feita por profissional qualificado, ter um negócio com marca consolidada, etc.

Os maiores problemas das franquias são:

  • Crescimento desordenado do número de empresas franqueadoras. Chegamos no cúmulo de existirem empresas que nem montam operações próprias e já querem vender franquias. Cada dia está mais difícil escolher uma franquia séria para se investir.
  • Rentabilidade achatada devido obrigações como pagamento de royalties, compras de fornecedores padronizados, necessidade de manter número mínimo de funcionários, negócio formatado pela média que nem sempre se adéqua a localização geográfica da operação, etc.
Esse último aspecto é particularmente importante, já que quase sempre uma franquia deixará menos dinheiro no bolso do dono que se fosse uma operação independente. Essa diferença chega a ser algo gritante e impeditivo do negócio, mas não é algo exclusivo de franquias. 

Empresas Pouco Lucrativas

Veja por exemplo as lojas de roupas independentes de shopping. Tenho um conhecido que tem uma loja de roupas num grande shopping da minha região a mais de 10 anos, segundo ele o negócio é extremamente limitado, já que o aluguel é altíssimo, as vendedoras custam muito caro, a carga de trabalho é elevada, etc. Pra resumir em números, ele tem um faturamento de 120k pra tirar líquido cerca de 4k. 

Essa característica de algumas empresas não é uma coisa totalmente ruim, esse conhecido mesmo se diz satisfeito, já que 



Nenhum comentário:

Postar um comentário