segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fundos Imobiliários - Análise BCFF11B

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Hoje vou falar sobre o BCFF11B, que me parece ser o fundo "queridinho" dos blogueiros, pelo que andei vasculhando, quase todo blogueiro que investe em FIIs tem esse fundo na carteira. Como eu disse, não me sinto muito confortável com fundos de papel, mas esse me parece bem interessante.

O BCFF11B é um fundo de fundos de investimentos imobiliários que possui, além de cotas de outros fundos, imóveis comerciais, letras hipotecárias, LCIs e CRIs. Aí que está o "problema", há uma grande quantidade de ativos recebíveis, particularmente acho que a situação do crédito imobiliário brasileiro está longe do colapso, mas pra quem pensa em ficar muito tempo com o fundo, isso pode ser mais importante.

O fundo possui rentabilidade alvo de IGPM+3%, mas confesso que não achei uma tabela comparativa que permita saber se esse alvo está sendo alcançado (pode ser ignorância minha, por favor me indiquem isso). A taxa de administração é de 0,15% ao ano mais taxa de consultoria imobiliária de 1,5% ao ano. Pelo que entendi, a cotação já desconta essas taxas.

Na minha opinião, as principais vantagens do BCFF11B são a diversificação, já que investem no máximo 10% em um único fundo, e obviamente o bom retorno que está dando na forma de aluguéis, superior a 1% no mês passado. A maior parte do fundo é formada por salas comerciais.

As desvantagens ficam pela chance de se pagar taxa de administração dobrada (caso o investido mantenha algum fundo que participe do BCFF11B) e a rentabilidade que depende muito da gestão ativa.

O que está me deixando com uma pulga atrás da orelha é a super valorização da cota, hoje (23/07/2012; 16:38) a cota está sendo negociada por R$ 124,93 (alta de 2,82%). Está muito caro! Além disso li em algum lugar que haverá mais venda de cotas desse fundo, alguém pode confirmar essa informação?

E vocês? Quais suas opiniões sobre o BCFF11B?

Nenhum comentário:

Postar um comentário