segunda-feira, 21 de abril de 2014

Voltando pra São Paulo e Os Bairros Caros

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Após um ano morando de aluguel estou para provar a principal vantagem desse tipo de moradia: a mobilidade. Bia e eu somos meio malucos, mudamos nossos planos a toda hora, somos muito instáveis e nada combina mais com nosso estilo de vida que morar de aluguel. Esse ano morando em outra cidade foi ótimo para muitas coisas e outras não funcionaram tão bem quanto imaginávamos.

As vantagens de ter saído de São Paulo foram várias: mais tranquilidade, menos trânsito, mais tempo disponível, preços menores tanto na moradia quanto nas despesas diárias. Por outro lado problemas surgiram: Bia passou a ganhar menos e trabalhar mais na filial da cidade onde moramos, eu acabei enfrentando muito mais trânsito e estrada do que estava disposto graças a imprevistos com funcionários da loja, percebemos que nossa vida está em São Paulo: as baladas e bares que frequentamos, nossos amigos, os parques, etc. Junte a esses problemas o fato do apartamento que moramos ter diversos problemas estruturais devido a idade e a presença (novamente) de vizinhos inconvenientes, decidimos tomar a decisão de voltar para São Paulo.

Bia voltará para a sucursal onde trabalhou anteriormente, além de ganhar mais, conseguiu uma promoção que a princípio parece interessante. Eu estou envolvido com a possibilidade de entrar num novo e grande negócio (como contei num post anterior), mas é um negócio que pode demorar a sair devido a complexidade (se é que vai sair), então não vou parar minha vida por causa disso.

Uma vez decidida a volta pra sampa, a grande questão é: qual bairro morar? Inicialmente pensamos em começar nossa procura por bairros que facilitem a vida da Bia, que permitam que ela chegue ao trabalho usando metrô (o transporte público "menos pior") ou mesmo a pé. Acontece que esses bairros são considerados de classe média, classe média alta e como tudo em sampa, são super inflacionados, com preços de aluguéis nas alturas. Aí paramos pra analisar se isso valeria a pena ou seria melhor morar num bairro mais longe, mais barato porém com a necessidade maior de carro. É essa análise que gostaria de compartilhar com vocês.

Do ponto de vista financeiro vale a pena morar mais perto do trabalho mesmo pagando bem mais caro pelo aluguel?
R: Segundo nossas contas, morar nos bairros que temos em vista custará (em termos de aluguel) cerca de 120% mais caro que num bairro mais afastado e de qualidade de vida razoável (nada de periferia) para um imóvel de mesmo tamanho, se reduzirmos o tamanho do imóvel, essa diferença cai para 80% o que não é nada desprezível, mas fazendo as contas com gasto de combustível ou transporte público e tempo de deslocamento chegamos a conclusão que essa diferença seria em torno de 50%. Vale a pena? Sim, vale, se analisarmos as questões abaixo.

Quais as vantagens não financeiras de se morar num bairro mais nobre de São Paulo?
R: Esquecendo os fatores financeiros, podemos ver várias vantagens de se morar num bairro mais nobre de sampa, a primeira dela é a tranquilidade, bairros mais nobres tendem  a ser mais silenciosos porque os moradores geralmente se importam mais em não incomodar os vizinhos, além disso pessoas de classe média, média alta costumam ser mais educadas e não tem a infeliz mania de fazer samba/pagode/funk no meio da rua como acontece nas periferias (Observação: se você faz o tipinho politicamente correto e tá se coçando pra me criticar nos comentários, faça-me um favor, suma do meu blog, ok?). Outra coisa que acho importante é que devemos nos cercar de pessoas intelectualmente superiores ou ao menos iguais a nós se queremos crescer como seres humanos educados e inteligentes, se você mora num lugar com gente xucra, a tendência é sempre o nivelamento por baixo. O mesmo vale para pessoas bem sucedidas financeiramente, acho legal conversar com pessoas que deram certo, que conseguiram superar obstáculos e vencer no mundo dos negócios, é possível aprender muito só de ouvir o papo dessas pessoas numa academia, por exemplo.

Estamos dispostos a abrir mão de espaço em prol de morar num lugar mais nobre? Morar num apartamento menor pode prejudicar nossas vidas?
R: O atual apartamento que moramos é bem grande, um apartamento antigo, com cômodos amplos e espaçosos. Claro que é muito agradável morar com espaço de sobra mas a realidade é que não temos necessidade de tanto espaço, um dos quartos do apartamento está completamente vazio e só o abrimos pra limpar, mesmo os cômodos ocupados estão bem vazios porque possuímos poucos móveis e coisas, afinal somos minimalistas, procuramos ter somente o que precisamos ter. O maior problema em morar num lugar menor seria por causa do cachorro, mas ele está acostumado a morar em apartamento então acho que a adaptação mais complicada seria pra gente, não pra ele.

Estamos de olho em empreendimentos novos, a maioria nunca foi alugada e conta com diferenciais como lavanderia coletiva, serviços pay-per-use, áreas de lazer, etc. Minha vontade de morar num prédio antigo já passou, foi legal mas não é nada prático ter 3 tomadas num apartamento inteiro e ter que fazer manutenção em tacos de madeira além de encarar água enferrujada por canos de ferro, entupimentos constantes e elevadores problemáticos. Queremos algo mais moderno, mais com nossa cara, uma moradia prática, mesmo que menor. Acho os chamados "studios" muito racionais para casais como nós, o único porém é que precisamos de divisão entre quarto e sala além de uma área de serviço pra abrigar o cachorro.

Analisando o custo de morar num bairro mais sofisticado percebo que a grande diferença está no valor do aluguel e da alimentação perto de casa como pizzarias, mercadinhos e padarias próximos que costumam ser mais caros, mas isso pode ser minimizado fazendo compras em mercados mais distantes, é tudo uma questão de adaptação. Acho que no frigir dos ovos as vantagens de se "morar bem" valem mais que o custo financeiro. Sempre vejo reportagens sobre pessoas que venceram na vida, ganharam  muito dinheiro e continuaram morando na periferia. Entendo o lado delas, muitas preferem ser o rico no meio dos pobres morando na periferia que o pobre no meio dos ricos morando num bairro nobre, mas acredito que isso vai além do dinheiro e status, como disse, acho a convivência com pessoas bem sucedidas e intelectualizadas muito importante, é algo que agrega muito as nossas vidas. Pretendo sempre buscar conhecimento e novas ideias, viver num lugar melhor pode me proporcionar isso. A elitização da vida é um caminho sem volta, é difícil dar um passo atrás quando se tem condições de dar um a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário