segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

[Desabafo #1] A blogosfera terá o mesmo fim do Orkut?

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor. 

Bom dia a todos! Hoje vou tocar num ponto que vem me incomodando um pouco. De umas semanas pra cá tenho visto um aumento considerável do número de blogs de finanças, o que é muito bom e com certeza agregará muita coisa interessante a todos nós, por outro lado, vejo uma invasão de anônimos desocupados cujo único objetivo é trollar, causar desavenças e encher o saco de quem está tentando manter discussões adultas.

Vejo que esse mesmo fenômeno aconteceu pouco antes do início do declínio do Orkut no Brasil. O Orkut era a principal rede social do país, tinha a ferramenta magnífica das comunidades, sistema de busca eficiente e muito conteúdo legal. Tudo o que você quisesse aprender você encontraria no Orkut pessoas dispostas a ajudar. Eu mesmo participava ativamente de várias comunidades e uma grande parte das coisas que aprendi na internet foi graças ao Orkut. Infelizmente o Facebook começou a crescer, uma leva de gente que não tem o que fazer tomou conta do Orkut, muita gente bacana abandonou as comunidades e hoje ele é uma terra morta, com muito conteúdo relevante acumulado mas que não será atualizado.

Tenho medo que a blogosfera tenha o mesmo destino das comunidades do Orkut: abandonada por seus integrantes. Obviamente não podemos esperar que os blogs durem para sempre, mas tenho receio que eles durem menos que deveriam devido a essa bagunça que está começando a acontecer. Eu mesmo fico muito desanimado em escrever um post e saber que boa parte dos comentários serão de pessoas que só querem atormentar.

Pela segunda vez desde que criei o blog serei obrigado a moderar os comentários, sei que com isso as discussões perdem um pouco da graça e posso passar a imagem de censor. Se melhorar, liberarei novamente. Claro que todo blogueiro quer ser lido, quer audiência e comentários; não sou diferente e nem serei hipócrita negando isso, mas prefiro ter um blog menos porém melhor frequentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário