segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eu também já tive dívidas

Esse post foi publicado originalmente no antigo Blog do Corey e não necessariamente representa a atual opinião do autor.

Bom dia investidores! Uma segunda feira tipicamente paulistana: frio e garoa. Estou com 2 meias e 2 blusas, torcendo pra não precisar apelar pra sacolinha de plástico dentro do sapato. Hoje, ao abrir o blogger, me deparei com o número de 10100 visitantes. Fiquei contente, afinal comecei a escrever sem pretensão alguma e nesses 90 dias de vida do blog "conheci" muita gente bacana, participei de discussões interessantes, aprendi muito e principalmente: fiquei mais confortável em saber que não sou o único ET na face da terra.
Existe uma luz no fim do túnel

Semana passada conheci a Porquinha do Real, uma das poucas mulheres da nossa blogosfera. Li uma postagem sobre a dificuldade de juntar dinheiro, parar de ter uma vida de gastos, eliminar dívidas e começar a poupar e me lembrei do começo da minha jornada em busca da liberdade financeira.

Em 2008 meu patrimônio era negativo, tinha dívidas da empresa (que comprei por alavancagem sem saber o que isso significava), empréstimos de capital de giro, apartamento financiado, 3 carros financiados (engraçado: 3 carros pra 2 pessoas), 1 moto financiada e claro, penduras no cartão de crédito. Somando tudo daria algo em torno de 300k de dívidas, nada estava atrasado, mas meus compromissos mensais eram enormes. Eu tinha 1 carro bacana pra viajar, mas não tinha grana pra pagar gasolina e pedágio, muito menos tempo pra curtir, afinal meu orçamento era apertado e havia necessidade de trabalhar cada vez mais.

Após uma situação desagradável, a ficha caiu e percebi que o "império" que estava no meu nome na realidade era dos bancos. Nada que eu tinha era 100% meu! Descobri a educação financeira lendo Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, muitos podem criticar o Cerbasi, dizendo que ele é superficial e que ganha dinheiro a custa da venda de livros de auto-ajuda. Sim, isso é verdade, mas também é verdade que muitos, assim como eu, despertam para uma vida mais sustentável lendo Cerbasi. Leituras "superficiais" são essenciais para iniciantes.

Declarei guerra as dívidas, fiquei com um carro só (o mais barato), me desfiz dos outros, a moto também foi (sinto muita falta de andar de moto!), quitei o financiamento do apartamento, interrompi propositalmente o crescimento da empresa, quitei meus empréstimos da PJ. Bia e eu trabalhavamos mais de 100 horas por semana. Esse processo levou cerca de longos 4 anos. Durante esse tempo, eu lia livros, acompanhava blogs como o Viver de Renda e o Parar de Trabalhar, invejava o pessoal falando de aportes, investimentos, renda fixa e ações, enquanto eu ainda estava correndo atrás de empréstimos mais baratos, e as palavras que eu mais falava (ou ao menos pensava) eram amortização, quitação e adiantamento. Perdi muito dinheiro, deixei de ganhar outro tanto, mas foram esses passos para trás que me permitiram avançar depois de um tempo.

O tempo passou, as dívidas, uma a uma se foram e novas palavras passaram a fazer parte do meu cotidiano: aportes, rentabilidade e juros compostos. Meu blog nasceu, assim como muitos outros, a troca de informações aumentou de maneira fantástica. Hoje minha snowball tem pouco menos de 40k, uma merreca se comparada com o topo do ranking do Pobretão, as vezes bate um desânimo, principalmente quando paro pra pensar que trabalho única e exclusivamente pra ganhar dinheiro sem sentir o menor prazer; mas é muito dinheiro comparado com meus 300k de dívidas de alguns anos atrás.

Meu recado vai pra você, que vê as cifras lindas dos blogueiros, as discussões sobre melhores investimentos, os comentários trolleiros de alguns anônimos e pensa que "esses caras estão mentindo" ou "jamais chegarei nesse nível". Você pode virar o jogo, só depende de você e suas atitudes. Vai demorar? Com certeza, se demorar 1 ano, vai parecer 10, se demorar 10 anos, vai parecer 30, não tem outro jeito, a caminhada não é fácil, mas desistir é uma escolha, você é quem sabe.

Aconselho fortemente que comecem a fazer blogs contando a trajetória de eliminação de dívidas e virada da vida financeira. Me arrependo por não ter feito isso. Com certeza a grande maioria das pessoas que leem o meu e o blog dos colegas possui mais dívidas que investimentos, blogs que tratem a guerra as dívidas serão muito bem vindos.

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário